O técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, lamentou a tragédia no CT do Flamengo na madrugada desta sexta-feira. Um incêndio que atingiu o alojamento das categorias de base no Ninho do Urubu deixou 10 mortos, além de três feridos. Em entrevista coletiva após o treino da manhã, o técnico gremista revelou que a tragédia abalou o grupo de jogadores do time gaúcho e manifestou solidariedade com os familiares das vítimas.
+ SIGA as últimas informações sobre a tragédia no Ninho do Urubu
Renato tem uma ligação antiga com o Flamengo. Teve quatro passagens pelo Rubro-Negro como jogador, nas décadas de 1980 e 1990, e não esconde o sonho de um dia ser treinador do clube – esteve perto de um acerto no início deste ano, mas optou por permanecer no Grêmio.
– Antes de mais nada, queria dar meus sentimentos às famílias das pessoas dessa tragédia. Futebol está muito triste, não adianta ficar falando várias palavras, nestas horas é difícil achar palavras para consolar as famílias. Fica aqui meus sentimentos, a gente sempre torce para que este tipo de tragédia não aconteça no Brasil e no mundo mais. Meus sentimentos a todos – disse o treinador.
"Não tem como não conversar, trocar ideias, cheguei cedo no CT, falei com o Léo (Moura)… Infelizmente são coisas que nos chocam bastante. Imagina estes familiares? É difícil mesmo de achar palavras certas" (Renato Gaúcho)
Antes do treinador, o atacante Felipe Vizeu também se manifestou sobre o tragédia. O atacante, formados nas categorias de base do clube, disse que chegou a morar no alojamento que pegou fogo durante a madrugada. Visivelmente emocionado, desejou forças aos familiares e amigos das vítimas.
– É triste. Eu vivi muito tempo lá, estou emocionado, é difícil. Sei do sonho que a gente tem, de um menino chegar aos profissionais, realizar o sonho, ficar longe dos familiares. E não conseguir realizar o sonho. Quando você tenta, não consegue, sempre tem a frustração. Mas ser interrompido é difícil. Morei muito tempo no mesmo lugar, sempre vivi muito bem lá, mas é lamentável. O que desejo para as famílias é meus sentimentos e muito força – declarou o atacante.
Ex-jogador do Fla, Felipe Vizeu se emociona ao falar da tragédia no Ninho e deseja força aos familiares das vítimas
A tragédia
O incêndio no CT do Ninho do Urubu deixou 10 mortos – todas as vítimas ainda não foram confirmadas oficialmente, além de três feridos. Entre as vítimas, estão quatro atletas da base do Flamengo, outros dois adolescentes em teste no clube e quatro funcionários.
Segundo o vice-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, os bombeiros foram acionados às 5h14, chegaram ao Ninho do Urubu às 5h38 e apagaram o incêndio em pouco menos de uma hora. A principal linha de investigação indica que a tragédia no CT do Flamengo teve origem em um aparelho de ar-condicionado de um dos quartos do alojamento.
Três dos mortos já foram identificados, todos atletas da base rubro-negra: Christian Esmério, de 15 anos; Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, de 14 anos; Pablo Henrique da Silva Matos, de 14 anos.
Entre os três feridos, a situação é a seguinte: Jhonatan Cruz Ventura, 15 anos, inspira mais cuidados, uma vez que está com 35% do corpo queimado e passa por cirurgia. Francisco Diogo Bento Alves, 15 anos, está no CTI, mas seu estado é estável. Cauan Emanuel Gomes Nunes, 14 anos, está lúcido e conversando.