Repleto de caras novas, Fla apresenta time de basquete para 2018/2019

Vai começar a temporada para o basquete do Flamengo! Nesta segunda-feira, o clube apresentou ao público seu elenco para a disputa da temporada 2018/2019. Em evento realizado na Gávea, na sede social do clube, as novas caras do baquete do Flamengo foram introduzidas já de olho no Campeonato Carioca, na Liga Sul-Americana e no NBB.

O grupo para o próximo ciclo do basquete rubro-negro conta com os já conhecidos Marquinhos e Olivinha, mas eles são apenas dois dos quatro remanescentes de 2017/2018, junto com Anderson Varejão e João Vitor. Para a nova temporada, o Flamengo investiu na renovação de seu elenco, com sete caras novas na equipe.

Além disso, uma das grandes novidades é o treinador Gustavo de Conti, o Gustavinho, que será responsável por comandar o plantel de basquete do Rubro-Negro pelas próximas duas temporadas.

Camisas dos jogadores para 2018/2019 foram expostas em apresentação na Gávea (Foto: Bárbara Mendonça/LANCE!)

Flamengo estreia no Campeonato Carioca no sábado
O Flamengo estreia no próximo sábado no Campeonato Carioca de Basquete 2018 – e logo contra o rival Botafogo. Maior campeão da competição estadual com 44 títulos, o Rubro-Negro terá no clássico seu primeiro duelo oficial da temporada esportiva.

Em 2017, o Campeonato Carioca não aconteceu graças a um boicote coletivo. Flamengo, Vasco, Botafogo e Macaé – quatro das cinco equipes que disputariam o torneio estadual – decidiram não participar, alegando que a infraestrutura oferecida pela Federação de Basquete do Rio de Janeiro (FBERJ) não era suficiente para a disputa dos clássicos; o Macaé deixou o torneio por falta de condições financeiras. Como só sobrou o Campos, a FBERJ deu o campeonato como cancelado. De lá pra cá, o que mudou?

– O que mudou foi um posicionamento do próprio GEPE, que vivia um momento muito complicado. Hoje a gente tem um relacionamento muito bom, nossos esportes olímpicos propiciam isso com os VPs de Botafogo, Vasco. Conseguimos organizar os clássicos. (…) Temos mais ginásios, Deodoro, a Arena Carioca 1, apenas para a final. Quem sabe a gente convença o GEPE até lá a ter torcida dividida. A falência do esporte é a torcida única – revelou Alexandre Póvoa, VP de esportes olímpicos do Flamengo.

Póvoa citou melhor relacionamento com o GEPE para o Carioca de 2018 (Foto: Bárbara Mendonça/LANCE!)

Gustavinho e o desafio de assumir o Flamengo
Na beira da quadra, uma figura também desperta interesse na equipe do Flamengo: é Gustavo de Conti (ou Gustavinho), novo treinador do Rubro-Negro, contratado pelo clube carioca em junho de 2018.

O novo comandante assumiu a vaga deixada por José Neto, que permaneceu por seis anos na equipe da Gávea e conquistou diversos títulos, com destaque para a Copa Intercontinental, a Liga das Américas e quatro edições do NBB.

Vindo do Paulistano, onde também tem muitas histórias para contar – afinal, foram 21 anos no clube e um título inédito no NBB 10 -, Gustavinho não nega que José Neto tenha deixado um legado no basquete do Flamengo. Para o treinador, as diversas conquistas dos últimos anos com o ex-comandante servem como uma inspiração para o trabalho que se inicia.

– A gente pode se inspirar nesses quatro anos muito vitoriosos com o basquete do Flamengo. Além disso, tem também a estrutura oferecida ao basquete, que é muito boa. (…) Essa é a equipe de maior qualidade que já dirigi, individualmente. Se aproxima muito do que vi na Seleção Brasileira – disse.

Gustavinho é o novo técnico do basquete do Flamengo (Foto: Bárbara Mendonça/LANCE!)

Internacionalização da marca e duelo contra o Orlando Magic
Vale lembrar que, no dia 5 de outubro deste ano, o Flamengo viaja aos Estados Unidos para enfrentar o Orlando Magic. O confronto amistoso faz parte da pré-temporada da NBA para o time da Flórida. Os clubes de Rio de Janeiro e Orlando já se enfrentaram em duas ocasiões na história, com vitórias por 106 a 88 e 90 a 73 para os americanos.

Na opinião de Alexandre Póvoa, VP de esportes olímpicos do Rubro-Negro, a temporada nos Estados Unidos é estratégica. O primeiro duelo, em 2014, registrou o recorde de público em um jogo da temporada do Magic. A relação entre os clubes cresceu e hoje o duelo faz parte de um planejamento do clube para a internacionalização da marca Flamengo, levando o basquete carioca a novos patamares ao redor do planeta.

– É fundamental estarmos na rota dos times da NBA. Queremos sempre estar participando de jogos lá ou trazendo para jogar aqui de novo. O Flamengo foi o primeiro time da América Latina a participar de uma pré-temporada da NBA. Em outubro, é pra ir lá e ganhar, fazer, fazer história a tentar uma vitória lá dentro sobre um time da NBA – declarou o VP.

Olivinha vê briga por titularidade e força no elenco do Flamengo
Queridinho pela torcida do Flamengo, Olivinha é uma das poucas peças que se manteve após o fim da temporada 2017/2018. De lá para cá, apenas quatro atletas permaneceram no Flamengo (Olivinha, Marquinhos, Varejão e João Vitor), que contratou sete novos jogadores para integrar o plantel do basquete.

Na opinião do ala-pivô, a renovação no plantel rubro-negro aumenta a disputa interna, com um evidente crescimento na briga pela titularidade. Ao LANCE!, Olivinha demonstrou confiança na qualidade do elenco do Flamengo, com muitos jogadores acumulando passagens pela Seleção Brasileira.

Olivinha falou ao L! sobre expectativas para a temporada (Foto: Bárbara Mendonça/LANCE!)

– Fico muito feliz por ser um dos remanescentes na equipe. (…) A equipe que está send formada é muito boa, de qualidade muito grande. A briga pela titularidade vai ser boa. Vou trabalhar bastante para que eu possa ajudar de alguma maneira, sendo titular ou não – afirmou Olivinha.

O atleta do Rubro-Negro falou ainda sobre a nova filosofia implantada por Gustavinho desde que chegou ao clube. O novo técnico investe muito na atleticismo e na rapidez dos jogadores, aliando tudo isso a treinos de alta intensidade, como revelou o ala-pivô do Flamengo.

– Nossa equipe está bastante motivada, o clima é muito bom. Já conhecia a maioria dos jogadores que chegaram, ou por ter jogado contra ou por ter jogado junto na Seleção brasileira. Espero que tenhamos uma temporada de muito sucesso. A intensidade que o Gustavinho tem cobrado é muito grande – declarou o camisa 16 ao L!.

Olivinha não pôde deixar de citar suas expectativas para o Campeonato Carioca 2018 – principalmente pelo retrospecto recente do torneio estadual. Em 2016, o Flamengo foi campeão por WO sobre o rival Vasco; já em 2017, a disputa foi cancelada devido a um boicote promovido pelos clubes.

– Minha expectativa é a melhor possível. Acho que esse vai ser o Carioca mais disputado dos últimos tempos, principalmente pela qualidade das equipes de Botafogo e Vasco. Acredito muito que nossa equipe está pronta, é uma mescla de juventude e experiência. Espero que dê tudo certo e a gente possa conquistar de novo esse título para começar bem a temporada – completou.

Confira a relação completa de atletas do Flamengo para 2018/2019:
Armadores – Franco Balbi, Davi Rossetto, Matheusinho e João Matheus
Ala-armadores – Deryk Ramos e Kevin Crescenzi
Alas – Marquinhos, Jhonathan Luz, Aieser Batista
Alas-pivôs – Olivinha, David Nesbitt e Ruan Miranda
Pivôs – Anderson Varejão, Rafael Mineiro e João Vitor

Fonte: http://www.lance.com.br/flamengo/apresenta-time-basquete-para-temporada-2018-2019.html

Share this content: