Rivais com objetivos: Fla só tem pelo caminho times na briga por Z-4 e G-6

A 10 rodadas do fim do Brasileirão, o Flamengo encara cada um dos próximos desafios como uma final. O Rubro-Negro está três pontos atrás do líder, Palmeiras, e tem pelo caminho adversários em diferentes situações na tabela nesta reta final. Após a recente mudança que transformou a zona de classificação para a Libertadores em G-6 (podendo ser G-7 dependendo do campeão da Copa do Brasil), o cenário envolvendo os objetivos e a perspectiva dos rivais no torneio também mudou. Ao menos neste momento, a maior parte das equipes tem uma meta traçada dentro competição.

Veja a classificação do Campeonato Brasileiro
Perguntas e respostas sobre mudanças na Libertadores

O Flamengo enfrenta nas próximas rodadas seis adversários que estão briga pelo título ou pela vaga na Copa Libertadores do ano que vem, principalmente após a alteração nas distribuições de vagas para o Brasil . É o caso de Fluminense (5º), Corinthians (8º), Atlético-MG (3º), Botafogo (9º), Santos (4º) e Atlético-PR (6º).

Além do Santa Cruz (19º), rival deste domingo, outros três desafios da equipe até o fim do torneio serão diante de oponentes que lutam contra o fantasma do rebaixamento. É o caso de Internacional (16º) e Coritiba (12º, a três pontos da zona). O lanterna América-MG, por sua vez, encara o Flamengo na 35ª e pode estar matematicamente na série B.

A realidade é que o novo sistema de classificação para a Libertadores altera também o ritmo que deve ser imposto por diversos times no restante do campeonato. Em pontos corridos, sempre foi comum equipes que encerravam os objetivos no torneio algumas rodadas antes mesmo do fim. Agora, será difícil ver essa situação.

– Essa competição já ganhou motivação a mais. Tinham muitas equipes que, até então, brigavam para se manter sem o susto do Z-4 e sem tanta possibilidade de G-4. Agora todas as partidas ganharam gosto especial. Acho que não deve acontecer de, nos últimos jogos, aquelas equipes que não tinham muito mais a fazer e acabavam prejudicando terceiros. Por dar folga, escalar reserva. Isso me incomodava. O campeonato ganha mais motivação, e praticamente todas as equipes vão brigar até o final por alguma coisa – disse o técnico Zé Ricardo.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2016/10/rivais-com-objetivos-fla-so-tem-pelo-caminho-times-na-briga-por-z-4-e-g-6.html

Share this content: