Rodada esvaziada e reservas: desfecho do Brasileirão será de pouca emoção

No próximo domingo (8), o Brasileirão 2019 viverá sua rodada derradeira, de número 38. Foram oito meses de jogos emocionantes, belos gols, polêmicas de arbitragem, briga intensa pelas vagas à Lib​ertadores… Tudo para chegarmos ao último final de semana de futebol brasileiro sem grandes disputas em aberto. Apenas quatro dos 20 clubes da Série A ainda brigam por algum objetivo na última rodada: ​Botafogo e ​Fluminense disputam a última vaga na Sula, enquanto Ceará e Cruzeiro batalham contra o rebaixamento.

É fato que esta edição do Brasileiro foi atípica, mais nivelada por baixo em comparação às anteriores. O ​Flamengo sobrou demais na corrida pela taça, e o número excessivo de vagas continentais para clubes brasileiros gerou uma certa ‘acomodação’ em equipes como São Paulo, Internacional, Grêmio e Corinthians, que mesmo em suas oscilações e instabilidades, pouco estiveram ameaçadas de deixar o grupo dos oito primeiros. Até mesmo o Furacão, de campanha impecável em solo nacional nesta temporada, focou atenções à Copa do Brasil e garantiu classificação ao principal torneio do calendário sul-americano por essa via.

Desta forma, teremos uma rodada 38 esvaziada, recheada de times mistos, reservas e atletas pouco conhecidos do grande público. Muitos treinadores a utilizarão como ‘laboratório’, já pensando no planejamento de 2020. A emoção deve se limitar aos confrontos entre Cruzeiro x Palmeiras, Ceará x Botafogo e Fluminense x Corinthians, por serem os jogos que envolvem clubes que ainda têm uma ‘missão’ na competição.

process?url=https%3A%2F%2F90min-images-original.s3.amazonaws.com%2Fproduction%2Ffbl-sudamericana-fluminense-corinthians-5dea822429da78f569000001.jpg&filters%5Bcrop%5D%5Bw%5D=1.0&filters%5Bcrop%5D%5Bh%5D=0.84375&filters%5Bcrop%5D%5Bo_x%5D=0.0&filters%5Bcrop%5D%5Bo_y%5D=0.08857142857142856&filters%5Bquality%5D%5Btarget%5D=80&type= Rodada esvaziada e reservas: desfecho do Brasileirão será de pouca emoção

Esse desfecho ‘melancólico’ tem a ver com a estrutura da competição, com o inchaço de vagas para a Libertadores via Série A e com o desnível entre grandes, médios e pequenosna elite do futebol nacional. Todos esses fatores são muito profundos e de difícil adaptação/mudança, ou seja, estamos sujeitos a cada vez mais rodadas derradeiras pouco competitivas.

Fonte: https://www.90min.com/pt-BR/posts/6512167-rodada-esvaziada-e-reservas-desfecho-do-brasileirao-sera-de-pouca-emocao?utm_source=RSS

Share this content: