Rodolfo Landim como presidente do Flamengo: perspectiva de mudanças no futebol e vida empresarial como exemplo

Após receber 1.879 votos, Rodolfo Landim chegou à presidência do Flamengo. Em eleição realizada no último sábado (08), o principal candidato da oposição esteve à frente durante todo o pleito, como indicavam as pesquisas de boca de urna. O representante da Chapa Roxa comanda o clube nos próximos três anos e chegou a essa condição apostando principalmente em dois fatores: a perspectiva de mudanças no futebol rubro-negro e a vida empresarial como exemplo de sucesso.

Eduardo Bandeira de Mello, que cumpre mandato até o fim do ano, e seus aliados, ficaram marcados por conta da escassez de títulos importantes nas últimas temporadas. Em 2018, esteve na disputa das principais competições, mas novamente terminou sem qualquer taça. Essa crítica foi um dos pilares durante a campanha de Landim, que já iniciou as mudanças no departamento de futebol.

Marcos Braz volta a ser vice-presidente de futebol. O dirigente ocupava a função quando o Rubro-Negro conquistou o último título brasileiro, em 2009. Na direção executiva de futebol, a tendência é de que Carlos Noval volte para as divisões de base e um novo nome chegue. Alessandro, atualmente no Corinthians, é um dos mais cotados. Já para o comando técnico, tudo aponta para um anúncio de Abel Braga nos próximos dias. No departamento médico, José Luis Runco retorna, e Marcio Tannure deixa o Fla.

As alterações se estendem a outras pastas do clube. Rodrigo Dunshee será vice-presidente geral e também jurídico. Anteriormente, o profissional ocupava o cargo de presidente do Conselho Deliberativo. Cláudio Pracownik fica como vice de finanças, Luiz Eduardo Baptista responsável por relações externas, e Maurício Gomes de Mattos no projeto de nações (engloba embaixadas, consulados e torcida).

Trajetória pessoal utilizada como ponto forte por Landim

Sócio do Flamengo desde 1972, Luiz Rodolfo Landim Machado, de 61 anos, ocupou a gestão de Bandeira de Mello durante os primeiros três anos, como vice-presidente de planejamento e orçamento. Seu laço com o Rubro-Negro é fácil de entender. O executivo é neto do Grande Benemérito José Ferreira Landim. Apesar de ter sido criado em uma casa de tricolores, nunca deixou a paixão vermelha e preta ser abatida.

Casado e pai de três filhos, Landim é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também estudou na escola de negócios de Harvard, nos Estados Unidos. Entre 2003 e 2006, presidiu a Petrobras Distribuidora. Sua trajetória na estatal durou mais de 20 anos. Depois disso, trabalhou com o empresário Eike Batista, considerado por muito tempo o homem mais rico do Brasil. Atualmente, é sócio-gerente da Maré Investimentos e preside a Ouro Preto Óleo e Gás S.A.

Fonte: https://colunadoflamengo.com/2018/12/rodolfo-landim-como-presidente-do-flamengo-perspectiva-de-mudancas-no-futebol-e-vida-empresarial-como-exemplo/

Share this content: