Rodrigo Coli: “Embaixadas e Consulados da Nação – A FlaBomje”

Não é só pela boa fase em campo e pelos holofotes da mídia que o Flamengo expande seu nome pelos quatro cantos do Brasil e do mundo. Criado em meados de 2008, o projeto dos Consulados e Embaixadas do Flamengo consolida a presença do clube até onde o futebol tem pouca ou nenhuma perspectiva de chegar. Com representações em todos os estados brasileiros e ainda em países como Angola, Bolívia, China, Cingapura, Estados Unidos, Itália e Portugal, o projeto reúne rubro-negros espalhados pelo globo, nutridos pelo sentimento de pertencimento a uma Nação.

Contando ainda com iniciativas cada vez mais agressivas da diretoria, o projeto vive seu auge. No último dia 9, inclusive, foi comemorado na Gávea o 10º Encontro das Embaixadas e Consulados da Nação. Lá, em contato com a equipe do Coluna do Fla, o vice-presidente da pasta, Maurício de Mattos, reforçou o tripé do projeto: adesão de sócios-torcedores, a captação de jovens atletas e a responsabilidade social.

Explica-se: para a formação de um consulado, é necessário o preenchimento de um cadastro com nomes de 5 sócios-torcedores off-Rio. Já para uma embaixada, o requisito passa para 30 ST’s. Ademais, há uma série de atividades sociais estipuladas para o decorrer do ano a serem realizadas de maneira autônoma pelos próprios membros das embaixadas, passando por doação de sangue, arrecadação de alimentos, doação de brinquedos para crianças carentes etc. Por fim, o projeto também tem se mostrado importante para as categorias de base do clube, já que através das redes de contato criadas com a diretoria pelo projeto mais de cem jovens já foram recebidos para testes no Flamengo.

Crescem a fidelização e arrecadação com sócios-torcedores, a imagem positiva e o poder transformador do clube através de ações sociais e a paixão pelo clube mundo afora. Dentre os mais variados exemplos de sucesso do programa, destacamos a FlaBomje, talvez a única que “pertença” a dois estados, por ser sediada em Bom Jesus do Itabapoana/RJ, cidade colada e com forte interação com Bom Jesus do Norte/ES – somados, os dois municípios circundam os 40 mil habitantes.

9282ecb669707247a9dadbda22933db2-0-300x225 Rodrigo Coli: “Embaixadas e Consulados da Nação – A FlaBomje”

Surgida da simples união de flamenguistas apaixonados que queriam acompanhar seu clube reunidos, a torcida foi aos poucos crescendo e ganhando força. Em 1º de janeiro de 2018, alcançaram o posto de Consulado Oficial da Nação Rubro-Negra, o primeiro marco para mergulharem oficialmente no seio da instituição Flamengo. Mas eles não pararam por aí.

Imaginem vocês, numa junção de dois municípios, ter apenas 45 mil habitantes… as dificuldades para manter o consulado até alcançarmos o próximo objetivo foram enormes. Entre conseguir patrocínios para a realização de ações sociais (um dos três pilares do projeto) e reuniões em locais para assistir aos jogos, foram muitas idas e vindas. Mas faltava o principal objetivo: virar Embaixada Oficial do Flamengo. Aí encontramos a maior dificuldade. Uma cidade que fica aproximadamente a 320 km do Rio, a maioria dos torcedores achava que virar sócio-torcedor não valeria a pena. Mas com muito esforço e dedicação, entre as nossas várias caravanas levando torcedores ao Maracanã pela primeira vez e mostrando a força do Flamengo, conseguimos alcançar o número de sócios desejado e virar, no dia 9 de novembro de 2019, Embaixada Oficial do Flamengo com diplomação em festa solene na Gávea no 10º Encontro dos Consulados e Embaixadas da Nação – disse Gabriel Crisóstomo, representante da torcida, agora Embaixada.
A titulação vai muito além de um mero reconhecimento. Só quem já viveu a experiência sabe o que é acompanhar o Flamengo distante do Rio de Janeiro, e essa busca do clube por suas raízes surte efeito. Para Gabriel, não restam dúvidas sobre a transformação vivenciada pela FlaBomje com a adesão ao projeto rubro-negro.
Nos proporciona momentos únicos, mais próximos da vida ativa do clube, o que nunca imaginávamos vivenciar. Interações com novos torcedores apaixonados como nós, novas amizades foram surgindo. E a parte mais gratificante: o sorriso em cada rosto nas nossas ações sociais realizadas. Mas não paramos por aqui. O nosso lema é: “Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo!”. Os objetivos agora são ainda maiores. E continuaremos levando o nome do Flamengo por onde formos!
Parabenizo ao Flamengo, pelo projeto, ao Mauricio, pelo grande empenho e dedicação pelo sucesso do mesmo e, em especial, à FlaBomje, pela paixão e vontade de cada dia mais crescer como rubro-negros. Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo!

Rodrigo Coli

Fonte: https://colunadofla.com/2019/11/rodrigo-coli-embaixadas-e-consulados-da-nacao-a-flabomje/

Share this content: