A confirmação da saída de Rafinha para o Olympiacos, da Grécia, faz o Flamengo voltar ao marcado. Nesta sexta-feira, o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, concedeu coletiva e garantiu que o clube irá contratar um novo lateral-direito e existe até a possibilidade de buscar dois reforços para o setor.

Nomes, porém, ainda estão sendo analisados. Inicialmente, o clube investirá em dois focos: mercado interno e jogadores que estão sem contrato no futebol europeu. Como a janela de transferência internacional está fechada, nenhuma saída de clube para clube pode ser feita. O GLOBO separou as respostas de Marcos Braz sobre o assunto.

  • O Flamengo prioriza que tipo de negociação?

“A janela está fechada, abre só 9 de outubro, mas se a gente conseguir contratar um jogador que não esteja em outro clube ele pode ser inscrito imediatamente”

  • Flamengo buscará um substituto para Rafinha imediatamente?

“O Flamengo vai se movimentar pra repor o mais rápido possível a perda desse jogador. É evidente que é difícil pelo encontro técnico e parte financeira, mas vamos nos movimentar forte”

  • Flamengo procurou um reserva para Rafinha enquanto ele esteve no clube?

“O Flamengo procurou outro jogador para fortalecer esse elenco. Não tínhamos segurança na contratação. Não íamos contratar por contratar. Não fazemos reserva de mercado. Aí veio a pandemia. Está paralisado desde março, porque antes já estávamos com problema”

  • Nomes como Guga, do Atlético-MG, e Zabaleta, ex-West Ham, foram especulados

“A gente não vai falar de nome de jogador, porque a gente atrapalha o Flamengo na negociação. Não vamos falar de nenhum jogador, mas vamos repor”.

  • João Lucas será utilizado? E Matheusinho?

“Quem tem que saber se o Joao Lucas está dentro ou nao é o treinador. Provavelmente o Matheusinho irá se integrar ao futebol profissional do Flamengo. Quanto ao jogo de amanhã [contra o Coritiba, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro] eu acho que não é provável”

  • Algum outro atleta tem cláusula de saída semelhante a de Rafinha?

“Não, não tem nenhum outro atleta que tenha essa questão”

  • Rodinei, que está emprestado ao Internacional pode voltar ao Flamengo?

“Não”

  • Rodrigo Caio na lateral-direita?

“Eu até revi essa entrevista de dois anos atrás do Rodrigo Caio dizendo que se sente desconfortável na lateral. Mas foi opção do técnico. O resultado do jogo não foi só em função disso. Perdemos o jogo. O Flamengo jogou mal. Isso acontece. Times que são campeões também jogam mal. Se fizer uma análise dos jogos com o Fluminense, no Carioca, com outro técnico, os mesmos jogadores. Ali o Flamengo não esteve no seu melhor, também. Antes da pandemia, no último jogo, já sem público, o Flamengo teve dificuldades. Isso acontece. Não é o que a torcida quer. É o que o jornalista tem que analisar. Respeitamos. Mas temos que ter calma e tranquilidade para saber que estamos no norte certo”