Por Enzo Siciliano
Nesta terça-feira (21), o estádio São Januário completa 93 anos de fundação. Apesar de ter sido construída em 1927 por torcedores, a casa do Vasco da Gama também já foi palco de felicidades para rubro-negros com as vitórias que o Flamengo conquistou no local, como foi no último confronto realizado em 2017, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
Após 44 anos sem vencer na casa do maior rival, o Flamengo superou o Vasco por 1 a 0 com gol de Éverton e assumia vice-liderança do Campeonato Brasileiro daquele ano. O jogo foi dividido entre um primeiro tempo bastante truncado e uma segunda etapa mais ‘jogada’.
No começo da partida, o Flamengo começou melhor e deu mais trabalho à defesa cruz-maltina, que conseguia ser bem efetiva nos desarmes. Esse cenário se permaneceu durante quase todo o primeiro tempo e as duas equipes foram para o intervalo em igualdade.
Feliz aniversário, São Januário 7️⃣ #SaoJanuario93 pic.twitter.com/nx4E2ooJtj
— Coluna do Fla | Flamengo (de 🏠) (@ColunadoFla) April 21, 2020
Já na segunda etapa, o jogo ficou mais movimentado e com chances reais de gol para os dois lados. Aos 19 minutos, Everton Ribeiro – recém-chegado como a maior contratação da história do Rubro-Negro – fez uma linda jogada no lado direito de ataque e cruzou na cabeça do xará Éverton, que não perdoou e balançou as redes, inaugurando o placar.
Nos minutos finais da partida, os donos da casa passaram a pressionar em busca do empate. Entretanto, não conseguiam ser eficientes nas jogadas e paravam na segura zaga rubro-negra. O Flamengo preferiu recuar a administrou o resultado até o fim, conquistando a vitória após quase cinco décadas de jejum.
Vasco 0 x 1 Flamengo
Data/hora: 08/07/2017, às 18h (de Brasília)
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Anderson Daronco (RS) Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Júnior (RS)
Vasco: Martín Silva; Gilberto, Rafael Marques, Paulão e Henrique; Wellington, Bruno Paulista (Andrey), Nenê, Mateus Vital (Wagner) e Yago Pikachu (Manga Escobar); Luis Fabiano
Técnico: Milton Mendes
Flamengo: Thiago; Rodinei, Rafael Vaz, Rhodolfo (Léo Duarte) (Romulo) e Trauco; Márcio Araújo, Cuéllar e Diego; Everton Ribeiro Everton e Guerrero (Leandro Damião)
Técnico: Zé Ricardo