Gabriel Brazão, alvo antigo do Flamengo, viu a possibilidade de vestir o manto rubro-negro ficar distante após declarações do presidente do Santos, Marcelo Teixeira. Aos 25 anos, o goleiro teria manifestado satisfação na Vila Belmiro e falta de interesse em deixar o clube paulista, segundo o dirigente.
“Estamos seguros, os contratos estão bem resguardados, pretendemos permanecer com esses jogadores. Lógico, nós vivemos em um mercado profissional, onde temos que respeitar a vontade do jogador. Mas o Brazão já manifestou que está muito satisfeito no Santos, não tem vontade de sair. O ambiente é espetacular”
O Flamengo chegou a apresentar uma proposta considerada robusta em agosto: 7 milhões de euros (cerca de R$ 44 milhões) por 70% dos direitos econômicos de Brazão. O Santos recusou a oferta e manteve postura firme, abrindo também canais com clubes do exterior em busca de propostas mais altas.
Situação de mercado
Recentemente, o Santos chegou a pedir 18 milhões de euros ao Torino, depois que os italianos sinalizaram com 10 milhões — um montante que chamou atenção por se tratar de um goleiro jovem. Essa valorização aumenta a dificuldade para o Flamengo retomar a negociação sem ampliar a oferta financeira.
A combinação da recusa do Santos e da própria preferência de Gabriel Brazão pelo ambiente na Vila Belmiro reduz as chances de um desfecho favorável ao rubro-negro na janela de 2026.
Consequências para o Flamengo
Com a possibilidade de não contratar Brazão, o Flamengo precisa avaliar alternativas: consolidar Rossi como titular, promover opções internas ou buscar reforços no mercado nacional e internacional. A saída de Matheus Cunha para o Cruzeiro também altera o cenário de prioridades da diretoria para a próxima temporada.
Na sexta-feira, 19/12/2025, o Santos segue resistente à venda e o Flamengo monitora o mercado em busca de soluções para a posição de goleiro.