São Paulo x Flamengo: Cebolinha quer aproveitar crise do rival; Filipe Luís mantém foco na estreia

São Paulo x Flamengo reúne a expectativa rubro-negra para a abertura do Brasileirão 2026 no Morumbi. Nesta quarta-feira, 28/01/2026, o Flamengo chega ao clássico com objetivo claro: começar a competição somando pontos e manter o ritmo de conquistas. Everton Cebolinha e o técnico Filipe Luís falaram com a delegação na chegada e reforçaram a postura de foco para o duelo.

Cebolinha quer transformar crise do rival em vantagem dentro de campo

Everton Cebolinha enfatizou a importância de pontuar já na primeira rodada, lembrando que um início consistente faz diferença na luta pelo título. O atacante ressaltou a ambição do grupo ao mesmo tempo em que pediu cautela para não subestimar qualquer detalhe do confronto.

“Ansiedade, um pouco de ansiedade, um campeonato tão importante e que a gente gosta de jogar. Somos os atuais campeões, mas pregar cautela. Sabemos que o jogo de hoje é importante. Em algumas temporadas não começamos também, isso fez diferença no final. Mas o exemplo da temporada passada, começamos bem e conseguimos sair com o título. Quem quer ser campeão precisa somar o máximo de pontos.”

Sobre a situação do São Paulo fora de campo, Cebolinha deixou claro que o Flamengo pode tirar proveito do momento do adversário, mas reforçou a necessidade de atenção tática para transformar esse cenário em resultado.

“É um jogo difícil, o São Paulo está passando dificuldades extracampo, temos que tirar proveito disso. Tempo curto de preparação, mas estamos bem preparados. Fazer um excelente jogo e sair com a vitória”

Filipe Luís elogia adversário e confirma opções para o segundo tempo

Filipe Luís evitou focar apenas na crise institucional do rival e ressaltou a qualidade do elenco do São Paulo. O treinador sinalizou respeito pelo adversário e a expectativa de um jogo complicado em São Paulo, lembrando dos confrontos acirrados do ano anterior.

“Um adversário que institucionalmente pode passar por problemas, mas os jogadores têm muita qualidade. É um time muito qualificado, com um grande treinador, meus jogadores sabem disso. Foi difícil contra eles no Maracanã e na Vila ano passado. Vamos tentar fazer um grande jogo para tentar vencer aqui”

Arrascaeta e Jorginho foram relacionados pela primeira vez em 2026 e devem começar no banco. Filipe Luís deixou claro que contabiliza as entradas dos dois como alternativas estratégicas para o segundo tempo.

“O treinador sempre quer todos disponíveis para ter essa dor de cabeça maravilhosa, com certeza estarão no campo”

“Posso falar que minha cabeça está no jogo, depois do jogo será falado sobre esses assuntos. Minha cabeça está só no São Paulo”

Escalações e acerto final antes do apito inicial

O Flamengo tem variações táticas para iniciar o jogo. Entre as formações projetadas aparecem Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Plata, Cebolinha e Bruno Henrique, ou ainda Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Everton Araújo e Carrascal; Plata, Cebolinha e Pedro.

Everton Cebolinha aparece como favorito ao time titular, com Samuel Lino na disputa pela vaga. Com o clima de estreia, a comissão técnica pretende controlar variáveis físicas e táticas para garantir o melhor rendimento do Flamengo desde os minutos iniciais.