O Flamengo retorna ao Brasil com um amargo empate na bagagem. Isso porque, o Rubro-Negro ficou apenas no 1 a 1 com o Ñublense (CHI), pela Libertadores. A sequência de ‘vacilos’ do Fla em jogos decisivos levanta questionamentos sobre o comando do time entre os torcedores, com alguns, até mesmo, relatando ‘saudades’ do ex-Mengo Dorival Júnior. Em meio a isso, cabe uma comparação entre as primeiras partidas de Jorge Sampaoli no Mais Querido e do brasileiro no São Paulo.
SAMPAOLI – FLAMENGO:
11 jogos
5 vitórias
3 empates
3 derrotas
54,5% aproveitamento
22 gols feitos – 2 por jogo
13 gols sofridos – 1,18 por jogo
4 partidas sem sofrer gols
DORIVAL – SÃO PAULO:
10 jogos
6 vitórias
4 empates
0 derrotas
73,3 % aproveitamento
16 gols feitos – 1,6 por jogo
4 gols sofridos – 0,4 por jogo
7 partidas sem sofrer gols
Jorge Sampaoli comandou o Flamengo em 11 jogos. O time do argentino venceu quatro partidas (Maringá-PR, Goiás, Bahia e Corinthians), perdeu três (Internacional, Athletico-PR e Botafogo) e empatou outras três (Racing-ARG, Fluminense e Ñublense-CHI). Neste período, o Mengão balançou as redes 22 vezes e levou 13 gols, com média de dois tentos feitos e 1,18 sofrido, por confronto.
Após ser demitido pelo Flamengo no final da última temporada, Dorival Júnior só voltou a treinar equipes em 2023. No São Paulo, o técnico comandou o time em dez ocasiões. Foram seis vitórias, quatro empates e nenhuma derrota. Invictos, os jogadores treinados pelo ex-Fla marcaram 16 gols e levaram apenas quatro. Sendo assim, o clube paulista tem média de 1,6 tento feitos e 0,4 sofridos, por embate.
O encontro entre Jorge Sampaoli (Flamengo) e Dorival Júnior (São Paulo) está previsto para acontecer em 05 de agosto, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Todavia, antes de enfrentar os paulistas, o Mengão encara agenda lotada. O primeiro duelo será contra o Cruzeiro, às 18h30 (horário de Brasília) de sábado (27), no oitavo jogo do Brasileirão. O embate terá cobertura do Coluna do Fla, via YouTube, com Rafa Penido, Tulio Rodrigues, Leo José e Vitor Beloti – diretamente do Maracanã.