Se sua punição não for aumentada, o centroavante poderá entrar em campo a partir de 3 de maio. O atleta, que retornou à Gávea no dia 20 de março, fisicamente já está apto para disputar uma partida oficial. “Não sei se ele performaria como esperamos durante 90 minutos porque tem a questão do ritmo de jogo. Mas certamente teria condições de jogar o jogo todo”, disse Márcio Tannure, chefe do departamento médico rubro-negro, ao ​Globoesporte.com.

Internamente, o esforço do peruano é bastante valorizado. Impedido por um longo tempo de utilizar a estrutura do Fla para treinamentos, ele passou por Buenos Aires, onde ficou por mais de um mês em um centro de excelência em performance. “Quando ele voltou, nos enviaram o relatório de tudo o que foi realizado. Mesmo assim a gente fez todas as avaliações físicas e fisiológicas, e o resultado foi melhor até do que imaginávamos”, completou o especialista, que se mostrou bastante satisfeito com este panorama.

No mesmo dia em que termina a suspensão de seis meses, o atacante será julgado na Corte Arbitral do Esporte. A defesa busca anular completamente a pena, mas a Agência Mundial Antidoping pediu um aumento da mesma para dois anos. O jogador está em vias de completar seis meses de afastamento. Em caso de absolvição ou manutenção da punição, é possível que o artilheiro, que está nitidamente mais magro, enfrente o Inter em 6 de maio, pelo Brasileirão.

​​