Sem concorrentes: Flamengo ‘sobrou’ em mercado médio/fraco para gigantes cariocas

Com o mês de janeiro chegando a sua semana final, já é possível traçar um panorama (ainda que superficial) sobre os principais times da Série A, suas movimentações de mercado e como chegam para a nova temporada. Quando o assunto é futebol carioca e janela de transferências, não há meias palavras: o Rio de Janeiro, hoje, é o grande centro onde há maior disparidade técnica e financeira entre clubes de futebol, com um gigante se sobressaindo por muito muito, ​o Flamengo, em relação aos seus três maiores rivais, ​Botafogo, ​Fluminense e ​Vasco da Gama. Falemos um pouco sobre a janela dos clubes cariocas e expectativas para os mesmos em 2019:

​Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!

Após anos de austeridade financeira e preocupação em sanar dívidas, o Flamengo vem colhendo, nas três últimas temporadas, os frutos de ter colocado suas contas em dia. As contratações de Éverton Ribeiro, em 2017, e Vitinho, no ano passado, eram o prenúncio de algo ainda maior, sacramentado nesta intertemporada. O clube da Gávea simplesmente escancarou os cofres e trouxe quatro reforços de primeira linha: Rodrigo Caio (zagueiro), Arrascaeta (meia), Bruno Henrique (ponta) e Gabigol (centroavante). Com folgas, o mercado mais forte do Estado, e um dos três melhores da Série A.

Sem concorrentes: Flamengo 'sobrou' em mercado médio/fraco para gigantes cariocas

Um abismo de distância separa o Rubro-Negro do clube que teoricamente se posiciona como o segundo mais competitivo, a nível de elenco: o Vasco da Gama. O clube de São Januário conseguiu frear as sondagens rivais e segurar suas principais referências (Castán, Maxi e Pikachu), além de ter sido bem ativo no mercado com nove reforços oficiais. Diferentemente do Fla, não há nomes impactantes entre os contratados pelo Cruzmaltino, mas alguns bons valores podem render frutos se bem trabalhados pela comissão técnica, ​como Danilo Barcelos e Lucas Mineiro. Bruno César e Rossi são os mais conhecidos dentre os reforços, e devem assumir gradualmente a condição de titulares com Valentim.

Sem concorrentes: Flamengo 'sobrou' em mercado médio/fraco para gigantes cariocas

Por fim, aparecem Fluminense e Botafogo, em posições semelhantes de desprestígio. Os dois clubes sofreram verdadeiros desmanches na janela, sem conseguir reposições à altura. O Tricolor Carioca se despediu de sete titulares: Júlio César, Gum, Ayrton Lucas, Jadson, Richard, Sornoza e Marcos Júnior. Em paralelo às inúmeras baixas, ​a única contratação que animou verdadeiramente o torcedor do Flu foi a do colombiano Yony González. O Alvinegro, por sua vez, perdeu referências importantes como Igor Rabello, Matheus Fernandes e Rodrigo Lindoso, além de testemunhar seu maior ídolo atual, Jefferson, pendurando as chuteiras. Dentre os quatro grandes do Rio, o Glorioso foi o que menos contratou e mais se despediu de jogadores, situação que já reflete em seu desempenho inicial no Cariocão 2019.

Fonte: https://www.90min.com/pt-BR/posts/6281006-sem-concorrentes-flamengo-sobrou-em-mercado-medio-fraco-para-gigantes-cariocas?utm_source=RSS