Sem Gabigol, Bruno Henrique revive "missão centroavante" no Flamengo e na Libertadores

Pela segunda vez nesta Libertadores, o Flamengo se vê sem o seu principal artilheiro na temporada: Gabigol cumpriu suspensão contra o San José, da Bolívia, ainda na fase de grupos, e agora foi vetado pelo departamento médico para o jogo de ida das quartas de final contra o Inter. Também desfalcado de Lincoln, outro machucado, Jorge Jesus vai para a partida mais importante do ano sem nenhum centroavante, posição que pede reforço desde que chegou ao clube.

A tendência é que Bruno Henrique, apesar de seu destaque pelo lado esquerdo, reviva a "missão centroavante" no Flamengo e na Libertadores. Foi justamente no torneio que ele virou "falso 9" pela primeira vez, ao ser improvisado por Abel Braga na goleada por 6 a 1 sobre o San José. O camisa 27 não fez gol naquele jogo, mas deu duas assistências e sofreu falta que levou à expulsão de um adversário.

Veja os cinco gols de Bruno Henrique como centroavante

Agradou tanto que foi mantido na posição por Abel mesmo na volta de Gabigol. De lá para cá, Bruno Henrique já fez a função mais 10 vezes, sete como titular e três durante a partida, as últimas já sob o comando de Jorge Jesus – contra o Vasco, sofreu um pênalti após ser deslocado com a saída de Gabigol. Com boa estatura, 1,84m, ele é forte na bola aérea e já fez quatro gols de cabeça.

Vice-artilheiro do clube na temporada, Bruno marcou cinco de seus 16 gols jogando como "falso 9", contra Vasco, LDU e Cruzeiro (veja no vídeo acima). Como centroavante, o camisa 27 tem média de uma bola na rede a cada 5,8 conclusões – inferior a de uma a cada 3,7 tentativas de Gabigol – e de uma finalização a cada 24,1 minutos – superior a de uma a cada 27,2 minutos do camisa 9.

Bruno Henrique como centroavante: 3 gols de perna direita, 1 de esquerda e 1 de cabeça, sendo 4 em finalizações de primeira.

Após mostrar serviço improvisado, Bruno Henrique vira esperança de gols para a "decisão" contra o Inter. Outras opções relacionadas por Jorge Jesus para a partida são: Vitinho, que se recuperou de cirurgia no joelho e já fez essa função em outros clubes; Reinier, jovem de 17 anos que já chegou a treinar centralizado; ou Berrío, pelo porte físico avantajado e explosão.

Desempenho sem Gabigol

Gabigol tem sentido dores na coxa esquerda e faz tratamento — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

A ausência do goleador do Brasil em 2019, com 24 gols em 34 jogos, preocupa os torcedores, que mais uma vez irão lotar o Maracanã. Mas os números do time mesmo sem Gabigol continuam positivos: em 12 partidas sem o seu artilheiro, o Rubro-Negro venceu seis, empatou cinco e perdeu só uma, tendo 63,8% de aproveitamento.

Antes da estreia do atacante, o Flamengo empatou com o Ajax, da Holanda, e ganhou do Eintracht Frankfurt, da Alemanha – ambos na Flórida Cup –, além do Bangu no Carioca. Depois, com o revezamento de Abel, não participou dos jogos do time reserva, que venceu Chapecoense e empatou com Volta Redonda, São Paulo e Vasco duas vezes.

Além disso, o camisa 9 foi poupado por Abel no triunfo sobre o Fluminense na Taça Rio e esteve suspenso diante do San José, da Bolívia, na Libertadores. Já sob o comando de Jesus, Gabigol vinha jogando todas até ficar suspenso na derrota para o Bahia e ser vetado pelo departamento médico da vitória sobre o Grêmio.

Confira todos os placares sem o artilheiro:

  • Ajax 2 x 2 Flamengo (antes da estreia)
  • Flamengo 1 x 0 Eintracht Frankfurt (antes da estreia)
  • Flamengo 2 x 1 Bangu (antes da estreia)
  • Vasco 1 x 1 Flamengo (time reserva)
  • Flamengo 0 x 0 Volta Redonda (time reserva)
  • Fluminense 1 x 2 Flamengo (poupado)
  • Vasco 1 x 1 Flamengo (time reserva)
  • Flamengo 6 x 1 San José (suspenso)
  • São Paulo 1 x 1 Flamengo (time reserva)
  • Flamengo 2 x 1 Chapecoense (time reserva)
  • Bahia 3 x 0 Flamengo (suspenso)
  • Flamengo 3 x 1 Grêmio (machucado)

O Flamengo recebe o Inter nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília) no Maracanã, e faz o jogo de volta no Beira-Rio, no mesmo horário, na quarta da semana que vem. O gol fora de casa na Libertadores conta como critério de desempate em caso de saldos iguais. Quem passar de fase pegará na semifinal o vencedor do confronto Grêmio x Palmeiras.

Seja Sócio-Torcedor e garanta seu ingresso com desconto e antes de todo mundo. Faça o Flamengo mais forte

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/sem-gabigol-bruno-henrique-revive-missao-centroavante-no-flamengo-e-na-libertadores.ghtml

Share this content: