Portugues não irá permanecer no cargo, mas saída ainda não foi oficializada por ‘problemas internos’
Por: Paula Mattos e Higor Neves
A passagem de Paulo Sousa pelo Flamengo está encerrada. A gota d’água foi a péssima apresentação da equipe derrota por 1 a 0 para o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (08). Porém, para oficializar a demissão do treinador, no entanto, o Fla precisa mascarar um verdadeiro ‘rombo’ que há internamente: a ausência de um profissional para assumir a equipe.
Com as mudanças promovidas nos últimos anos, o clube não tem uma comissão técnica permanente. Ou seja, com a demissão de Paulo Sousa, não há uma definição hierárquica de quem ficará no comando da equipe mais valiosa do país. Em tom irônico, pessoas chegam a dizer que o português é hoje o “técnico interino” do Fla, enquanto buscam a solução para oficializar a saída.
SEQUÊNCIA DE SAÍDAS SEM REPOSIÇÕES EXPLICA SITUAÇÃO
O último assistente técnico permanente que o Flamengo teve foi Mauricio Souza, o “Mauricinho”. Ele foi o responsável por comandar o time na reta final de 2021, depois da saída de Renato Gaúcho. Maurício deixou o Fla no início deste ano e hoje trabalha no Athletico Paranaense.
A situação não se restringe somente à ausência de um treinador. Pode se dizer, seguramente, que o buraco é ainda mais em baixo. O Flamengo não tem sequer preparadores físicos na equipe principal, deixando tudo a cargo da comissão de Paulo Sousa. No clube, o profissional que exerce a função é Marlon Syndara, do sub-20.
O outro profissional da comissão do Flamengo é o preparador de goleiros Thiago Eller. Antes, o clube tinha ainda Wagner Miranda para a função. Contudo, o profissional também deixou o Fla, e atualmente o serviço vem sendo comandado por Paulo Grilo, que também faz parte do grupo de trabalho de Paulo Sousa.
QUEM ASSUMIRIA COMO TREINADOR?
É certo dizer que a saída de Paulo Sousa causaria um efeito dominó no Flamengo, porque o profissional indicado para comandar o time seria Mário Jorge, hoje no Sub-20. Contudo, um fato curioso é que Mário tem apenas um mês à frente da equipe. Antes, ele treinava o time Sub-17, mas acabou subindo uma categoria por conta da saída de Fabio Matias, que trocou o Fla pelo Red Bull Bragantino.

ENTENDA A ORGANIZAÇÃO DO FUTEBOL DO FLAMENGO HOJE
Diretoria:
Comissão técnica atual, que deixará o clube ao lado de Paulo Sousa:
Comissão fixa do Flamengo:
Comissão técnica da base, que pode assumir o time principal:

FALTA COMANDO INTERNAMENTE E NO CAMPO
Com o suporte insuficiente – ou inexistente – na estrutura de futebol, o Flamengo pode não ter quem treinar a equipe para o jogo contra o Internacional, no próximo sábado (11), e é somente por isso que a demissão de Paulo Sousa não foi oficializada até então. Apesar disso, o técnico já sabe que sairá.
Vale destacar que, depois da derrota para o Red Bull Bragantino, o Flamengo não retornou ao Rio de Janeiro, o que já fazia parte do planejamento. O time ficou em Atibaia (SP), onde fecha a preparação para encarar o time gaúcho. A ideia foi reduzir o tempo de viagens e propiciar um maior período para recuperação e treinos, visando o importante duelo no Beira-Rio. Contudo, sem saber que caminho seguir, uma coisa é certa: o Fla não terá, nem de longe, uma preparação ideal para enfrentar o Inter, em jogo fundamental para escapar da zona de rebaixamento, visto que o time está apenas um ponto acima da indesejada faixa da tabela.