Segundo dados do Footstats, o setor defensivo do Flamengo é o pior dentre os 20 times que disputam o Campeonato Brasileiro da série A; o rubro-negro já tomou sete gols em oito partidas oficiais no ano e está ao lado do Corinthians, que já sofreu 14 gols em 13 jogos, denominado como clean sheet, que é termo que se refere ao fato do time não tomar gol.
Sabe que a defesa é um horror, principalmente pelo alto, o mínimo é não deixar, de maneira alguma, cruzar a bola na área. Se cruzar, que seja pressionado ao máximo.Na defesa do #Corinthians, adversário dominar, olhar, pensar e cruzar, é praticamente um pênalti sem goleiro. pic.twitter.com/B0qgQ7ZbNH
— Bastidoressccp (Turco) (@bastidoressccp) February 28, 2019
A defesa alvinegra, nos últimos anos, foi o setor mais consistente da equipe, principalmente sob a responsabilidade do técnico Fábio Carille, que tem como característica montar bons sistemas defensivos. Nesta temporada, porém, está abaixo do esperado, tendo a saída de Balbuena após o Campeonato Paulista de 2018 contribuído para o cenário, não havendo substituto à altura desde então; a dupla Manoel e Henrique não agrada nem um pouco os torcedores.
O futebol do Flamengo está horrível, a defesa é uma várzea, nem parece que esse time vai jogar libertadores
— Barão (@crlleq) March 1, 2019
Já o Mengão, fez um alto investimento para a temporada de 2019, trouxe os atacantes Bruno Henrique, Gabigol, o meia Arrascaeta e para defesa o zagueiro Rodrigo Caio, que chegou com desconfiança de grande parte dos torcedores. Por um lado o técnico Abel Braga não tem com o que se preocupar, mas quando o assunto é sistema defensivo, a dor de cabeça é enorme.