Soberano no Flamengo, Cuéllar não repete boas atuações pela seleção colombiana

Titular absoluto no Flamengo e no caminho de se tornar ídolo do clube, Cuéllar, entretanto, não consegue repetir as boas atuações com a camisa da seleção colombiana e ainda busca espaço na equipe comandada por Carlos Queiroz, que se prepara para a disputa da Copa América, em junho.

Convocado para representar a Colômbia nos amistosos contra Japão e Coreia do Sul, nos dias 22 e 26 de março, respectivamente, Cuéllar não convenceu e atuou por apenas 63 minutos. Na primeira partida, o volante do Flamengo sequer foi a campo e, no segundo confronto, foi escalado entre os titulares, mas foi substituído aos 18 minutos do segundo tempo.

A repercussão na imprensa local a respeito da atuação de Cuéllar não foi das melhores. A reportagem procurou três jornalistas que acompanham a seleção colombiana para entender os motivos que fazem o volante não exibir as boas atuações que o deixam com status de intocável no Flamengo.

O que os jornalistas falam:

O primeiro entrevistado foi Samuel Vargas, do DIRECTV Sports, que no primeiro momento falou sobre o estilo d ejogo apresentado por Cuéllar contra a COreia do Sul, indicou que o volante pode perder a vaga na Seleção para Wilmar Barrios, ex-Boca Juniors e atualmente no Zenit, e lembrou que o jogador do Flamengo não tem entrosamento com os companheiros.

"O jogo de Cuéllar não foi bom. Jogou 65 minutos contra a Coreia do Sul e não fez um bom jogo. No 4-4-2, ele atuou no meio-campo ao lado de Mateus Uribe. Tínhamos maiores pretensões sobre o Cuéllar, já que joga em um time tão grande da América. Ele não esteve bem nem na fase defensiva, roubando bolas, nem na ofensiva, iniciando o jogo. Foi impreciso. Esperamos que tenha outra oportunidade, ainda que Wilmar Barrios, ex-Boca que está agora no Zenit, tenha feito já um grande jogo contra o Japão e foi melhor que Cuéllar nos 25 minutos que teve em ação. Acho que é porque ele não jogou muito com os companheiros de seleção ainda. O técnico Carlos Queiroz está apenas na segunda partida na seleção. É um time novo. Se comparar com a equipe que foi à Copa da Rússia, só ficaram 12 jogadores. Com o tempo, com mais jogos, vai poder melhorar. Temos esperança nele porque vem das categorias de base da seleção."

Cristiano Solano, da RCN Radio, seguiu o pensamento de Samuel Vargas. Mas, para Cristiano, se Carlos Queiroz quiser utilizar Cuéllar no time titular precisará tirar um meio de campo ofensivo para colocar o volante do Flamengo entre os titulares.

Com José Pékerman, Gustavo Cuéllar não poderia ser titular porque o treinador já havia definido que Carlos Sánchez e Abel Aguilar seriam os titulares. Então, Cuéllar sempre foi uma segunda ou terceira opção. Para muitos na Colômbia a função natural de Cuéllar ainda não está definida, não sabemos se Cuellar está recuperando melhor as bolas ou começando a jogar em seu próprio território. Com Carlos Queiroz, ele recebeu novamente a chamada para a equipe nacional, hoje ele jogou contra a Coréia do Sul ao lado de Matheus Uribe. Ambos são volantes mistos, que recuperam e jogam, e foi difícil para a equipe. Se Queiroz quiser jogar com Cuéllar, ele deve deixá-lo jogar como um meia de ida e volta. Ele (Cuéllar) não é um jogador ruim, ele simplesmente não encontrou seu melhor papel nem seu parceiro ideal no meio-campo.

David Gutiérrez, da ESPN Latina Americana, entende que Cuéllar não conseguiu desenvolver um bom futebol diante da Coreia do Sul por mérito dos

Torcedores não aprovam também:

Nas redes sociais, os colombianos opinaram sobre a atuação de Gustavo Cuéllar durante o amistoso contra a Coreia do Sul. Veja, abaixo, algumas críticas à exibiçaõ do jogador do Flamengo.

Reapresentação ao Flamengo:

Depois de servir a seleção colombiana, Cuéllar chega ao Rio na próxima quinta-feira para se reapresentar ao Flamengo. O volante, portanto, desfalca o Rubro-Negro nesta quarta-feira, contra o Fluminense, no Maracanã, às 21h30, pela semifinal da Taça Rio. Caso o time de Abel se classifique à final, o jogador poderá retornar à equipe titular no domingo, data da decisão.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/soberano-no-flamengo-cuellar-nao-repete-boas-atuacoes-pela-selecao-colombiana-23552037.html

Share this content: