Após meses de campanha, os sócios do Flamengo escolhem neste sábado o presidente para os próximos três anos. Quatro candidatos disputam o direito de comandar o clube entre 2019 e 2021.
O poder no Flamengo trocará de mãos após seis anos de gestão de Eduardo Bandeira de Mello. Ricardo Lomba (Chapa Rosa) é o candidato da situação. A oposição tem três nomes: José Carlos Peruano (Chapa Amarela), Marcelo Vargas (Chapa Branca) e Rodolfo Landim (Chapa Roxa).
A posse do novo presidente será na segunda quinzena de dezembro. A data ainda não foi definida. A expectativa é que por volta de 22h30 já seja conhecido o 57º presidente da história do Flamengo. É a primeira vez que o pleito será realizado no fim de semana.
– Pouco mais de 8 mil sócios estão aptos a votar. É difícil saber, mas acreditamos que cerca de 4.500 compareçam. 5 mil seria um sucesso. Foram duas pesquisas nos últimos cinco anos. Mais de 80% dos sócios manifestam a vontade que a eleição fosse no fim de semana. Convocamos os associados do Flamengo a comparecem e exercerem seu direito. Que seja uma eleição representativa e uma grande festa da democracia rubro-negra – disse Pedro Iooty, presidente da Assembleia Geral.
>>> Landim, Lomba, Peruano e Vargas: leia entrevista com os candidatos à presidência
Serviço
- A votação acontece no Ginásio Hélio Maurício, na sede social da Gávea, das 8h às 21h.
- É a primeira vez que a eleição ocorrerá no fim de semana
- Estão aptos a votar os associados que constem na relação de eleitores da Assembleia Geral e que estejam quites com o clube.
- É necessário apresentar documento oficial com foto e a carteira social para exercer o voto. O sócio não estará apto a votar portando somente a carteira social.
Regras eleições Flamengo — Foto: Flamengo
- A eleição mudará a rotina social do clube. Não serão permitidas visitas e convidados na sede social, no sábado.
- Todas as escolinhas estarão fechadas, assim como os campos de futebol e quadras de tênis.
- Além disso, no sábado, estarão proibidos o consumo e venda de bebida alcoólica nas dependências do clube.
- 8.044 sócios estão aptos a votar. A expectativa é que metade compareça ao clube para votar no sábado.
- Quatro chapas disputam as eleições presidenciais: ‘Chapa Amarela – Coração Valente’, do José Carlos Peruano; ‘Chapa Branca – Fla Tradição e Juventude’, de Marcelo Vargas; ‘Chapa Rosa – Avança Mais, Flamengo’, do candidato Ricardo Lomba; e ‘Chapa Roxa – Unidos pelo Flamengo’, de Rodolfo Landim.
Eduardo Bandeira de Mello deixa a presidência do Flamengo após seis anos — Foto: Reprodução
Clima quente
A campanha foi marcada por acusações, muita discórdia e algumas intrigas. Umas delas, por exemplo, virou caso de polícia. Com uma disputa acirrada, em que é difícil apontar um favorito, as chapas disputam voto a voto, o que, de certa forma, alterou o dia a dia do clube e chegou ao futebol.
Para evitar qualquer transtorno, além de proibir o consumo de bebidas alcoólicas na sede do clube no sábado, o Flamengo contratou mais de 100 agentes privados para a segurança do pleito.
>>> Landim aciona delegacia para crimes de informática contra fake news
>>> Cores da discórdia marcam início da disputa eleitoral
>>> Disque-VP, transporte VIP e zap: chapas disputam voto a voto na reta final
>>> Intrigas, acusações e discórdia: o clima quente na eleição
>>> Inquérito para investigar venda de Paquetá é aberto
— Foto: Divulgação
Sinta a emoção de ser sócio-torcedor do Mengão e tenha muitas vantagens – clique aqui!