Spindel diz que convocação deveria ser prêmio para Flamengo e outros clubes, mas vê cenário …

O técnico Tite vai convocar a seleção brasileira nesta sexta-feira, às 11h, para as partidas das eliminatórias contra Equador e Paraguai, nos dias 4 e 8 de junho, respectivamente. A cada Data Fifa que se aproxima, os clubes brasileiros acumulam uma tensão por conta dos desfalques. E o Flamengo é quem tem sofrido com muita frequência.

Com um elenco badalado, o time carioca acaba sofrendo um desmanche a cada convocação. Seleções do Brasil, Uruguai e Chile são as que deixam atletas indisponíveis para Rogério Ceni, como nas quartas de final da Copa do Brasil da temporada passada. Por conta disso, o clube sabe que precisa aprender a lidar com as perdas, mas não esconde a insatisfação com o tema.

Diretor de futebol do Flamengo, Bruno Spindel bateu um papo exclusivo com a reportagem do ESPN.com.br e admitiu que internamente existe um sentimento dúbio a cada convocação: o de ficar feliz pelo reconhecimento do trabalho e o de tristeza pelos desfalques em momentos importante. Questionado sobre a possibilidade de uma eventual lista só com times brasileiros e o Flamengo perder mais nomes do que o normal, ele admitiu uma preocupação. Mesmo se a lista contar com nomes espalhados pelo mundo, o Rubro-Negro ainda corre risco de ter muitos atletas na relação.

“A gente entende que não seria justo, impacta no equilíbrio esportivo da competição. Já não é justo pela forma que o calendário é feito, coloca em risco o equilíbrio e ainda tira o brilho. No lugar de incentivar que os clubes tenham atletas de seleção, o calendário acaba punindo. A posição do clube é essa, a gente se preocupa muito e a instituição vai líder com os problemas conforme eles forem fugindo”, disse Spindel, reforçando a tese.

“A gente vai precisar lidar com isso. A gente fica feliz com convocação, é uma chancela ao trabalho do clube, do treinador, dos atletas, mas hoje traz um custo alto de performance, não me parece justo. Em vez de ser premiado pelo trabalho, o calendário acaba punindo de forma severa. Nenhum clube resiste em performance ao perder seis atletas em Data Fifa. É risco de saúde, performance e desempenho”, completou.

Para a seleção brasileira, o Flamengo já teve alguns nomes convocados, como o zagueiro Rodrigo Caio, o meia Everton Ribeiro e os atacantes Bruno Henrique, Gabigol e Pedro. Além disso, a expectativa pela primeira convocação de Gerson, que está lesionado, aumenta a cada bom momento que vive o camisa 8 do time carioca.

No entanto, com Everton Ribeiro abaixo do esperado, Rodrigo Caio e Gerson lesionados, a possibilidade surge mais forte para os atacantes Gabigol e Pedro. Bruno Henrique vem de um jogo irregular no Chile e não está entre os mais cotados da relação de Tite.

Além disso, Arrascaeta e Isla são desfalques praticamente certos a cada Data Fifa. Eles integram as seleções do Uruguai e Chile, respectivamente.

Fonte: https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/8629988/spindel-diz-que-convocacao-deveria-ser-premio-para-flamengo-e-outros-clubes-mas-ve-cenario-oposto-calendario-pune-de-forma-severa

Share this content: