STJD denuncia José Boto, Danilo e Wallace Yan e pode tirar jogadores do Flamengo do Brasileirão

A denúncia do STJD contra o Flamengo envolve o diretor de futebol José Boto e os jogadores Danilo e Wallace Yan, que foram formalmente acusados após os incidentes em Salvador e podem ser punidos com suspensões que afetariam o elenco rubro-negro.

Denúncias e possíveis punições

José Boto foi enquadrado no artigo 243-F do CBJD por ofensa à honra ligada ao desporto, após declarações feitas depois da partida. Na peça da procuradoria, a fala citada é:

“O que acontece em outros campos deixa suspeitas. O árbitro que nos prejudicou (contra o Cruzeiro) ganhou com prêmio apitar o jogo do nosso rival e fez o que fez. Alguém da CBF tem que vir falar sobre isso”

Se condenado, Boto pode sofrer suspensão entre 15 e 90 dias. Já o zagueiro Danilo foi denunciado por jogada violenta que resultou em expulsão direta, enquadrada no artigo 254, com pena prevista de 1 a 6 jogos.

Wallace Yan, súmula e próximo julgamento

Wallace Yan terá duas acusações: uma por agressão ao lateral Gilberto, enquadrada no artigo 254-A (pena de 4 a 12 partidas), e outra por comportamento antidesportivo registrado na súmula, com base no artigo 258 (1 a 6 jogos). As duas denúncias podem se somar e aumentar a possível punição.

O processo seguirá para julgamento no STJD, que avaliará súmula, imagens e defesas. O Flamengo poderá apresentar defesa técnica e a Nação acompanhará os desdobramentos, já que eventuais suspensões impactariam escalações e sinalizam atenção às condutas dentro e fora de campo.