Técnico do Uruguai comenta sobre a saúde de De La Cruz, do Flamengo, e justifica sua ausência

Durante as convocações para a Data FIFA, Nicolás de la Cruz, uma presença garantida na seleção uruguaia, foi excluído pelo técnico Marcelo Bielsa para os dois jogos finais das Eliminatórias. Nesta sexta-feira (29), o treinador uruguaio forneceu detalhes sobre a condição clínica do meia e esclareceu a razão pela qual não convocou o atleta do Flamengo.

O processo de De La Cruz é o seguinte: mesmo sendo reserva, ele não será convocado. Ele explicou o motivo. Porque, obviamente, entendemos que ele está saudável; o vimos jogar desde a lesão e acreditamos que é melhor para um jogador começar a ter minutos quando está plenamente saudável. Então, o melhor que podemos fazer é tentar garantir que ele conclua o processo de reintegração ao futebol competitivo para que possa jogar de forma consistente pelo seu clube. Não obrigá-lo a jogar pela seleção sem antes ter jogado pelo clube —, afirmou Marcelo Bielsa.

Essa é a decisão que tomei agora. Se ele não concluir esse processo no clube dele, já que o estimo muito e o considero um trunfo para a equipe (De La Cruz), tentarei encontrar uma maneira de ajudá-lo a iniciar esse processo com a seleção. Mas a questão da seleção tem suas nuances, porque ele joga no domingo pelo clube, chega na segunda e nós jogamos na quinta, então não há tempo para preparar um jogador. Por isso, acreditamos que é melhor que ele cumpra primeiro as exigências do clube —, concluiu o treinador do Uruguai, nesta sexta-feira (29), em uma coletiva de imprensa.

No mês anterior, o então médico do Flamengo, José Luiz Runco, divulgou em um grupo que Nicolás de la Cruz apresentava uma lesão crônica e irreversível no joelho. Dessa forma, a informação ganhou notoriedade em todo o Brasil. Consequentemente, o Mais Querido demitiu o profissional e começou a oferecer apoio ao atleta.

Nicolás de la Cruz retornou a atuar pelo Flamengo. O meia rubro-negro participou da partida contra o Vitória, realizada na última segunda-feira (25). O uruguaio jogou por 20 minutos na goleada histórica de 8 a 0. Nesse intervalo, acertou 95% dos passes e teve 100% de precisão nos lançamentos.

Com Nicolás de la Cruz disponível, o Flamengo continua focado nos próximos desafios. O Mais Querido entrará em campo neste domingo (31), contra o Grêmio, às 16h (horário de Brasília), no Maracanã. O confronto é válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Publicado em colunadofla.com