Tem que respeitar! ‘Geração Gabigol’ iguala títulos da Era Zico e se garante de vez na história do Flamengo

Por: Letícia Marques e Tulio Rodrigues

Na noite deste sábado (22), o Flamengo conquistou o título do Campeonato Carioca em cima do Fluminense, por 3 a 1 , no Maracanã. Esta conquista corresponde ao 37º Estadual da história do Mais Querido e, além disso, é marcada também como o nono título da ‘Geração Gabigol’ – igualando à ‘Era Zico’, até então, a mais vitoriosa do clube.

Gabriel Barbosa foi a principal contratação do primeiro ano da gestão de Rodolfo Landim, em 2019. De lá para cá, o atacante conquistou o espaço na galeria de ídolos do Flamengo ao empilhar títulos com o Manto Sagrado. Em pouco menos de três anos, foram nove campeonatos oficiais. Este número iguala às conquistas da Geração de Zico, o maior ídolo da história do Flamengo.

Entre 1978 e 1983, o Flamengo teve em Arthur Antunes Coimbra a maestria para comandar o que posteriormente ficou conhecido como ‘Era de Ouro’ ou ‘Era Zico’. Durante esse período, o Rubro-Negro conquistou quatro vezes o Campeonato Carioca, três vezes o Campeonato Brasileiro, além da Libertadores e do Mundial de Clubes. Cinco anos foram necessários para que essa geração se consolidasse.

Gabigol, por sua vez, é o protagonista de uma geração avassaladora que conquistou nove títulos em dois anos e cinco meses – o que dá uma média de um título a cada três meses. De 2019 até maio de 2020, orquestrado pelo camisa 9, o Flamengo conquistou: uma Libertadores, três Campeonatos Cariocas, dois Campeonatos Brasileiros, além de duas Supercopa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana.

As duas maiores gerações do Flamengo estão igualadas em números de títulos. Entretanto, Gabigol tem nos pés a chance de superar a Era escrita sob o comando do maior ídolo rubro-negro, Zico. Até o fim da temporada de 2021, por exemplo, o Mais Querido ainda tem, pelo menos, mais três títulos para disputar: Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil. Caso conquiste ao menos um deles, se consolida de vez como a Era mais vitoriosa do clube.

Flamengo entre 1978-1983 – ‘Era Zico’:
TÍTULOS:
Mundial – 1981
Libertadores da América – 1981
Campeonato Brasileiro (3 títulos) – 1980, 1982, 1983
Carioca (4 títulos) – 1978, 1979, 1979 (especial – invicto), 1981

Flamengo entre 2019-2021 – ‘Geração Gabigol’:
TÍTULOS:
Libertadores da América – 2019
Campeonato Brasileiro (2 títulos) – 2019 e 2020
Carioca (3 títulos) – 2019, 2020 e 2021
Supercopa do Brasil (2 títulos) – 2020 e 2021
Recopa Sul-Americana – 2020

RELEMBRE A ‘ERA ZICO’:

A geração de Zico no Flamengo iniciou com a conquista do Campeonato Carioca em 1978, quando o Rubro-Negro venceu o Vasco, nos minutos finais da partida, após o camisa 10 bater o escanteio na cabeça de Rondinelli, que balançou as redes. Este foi o primeiro título e marcou o início da hegemonia do Mais Querido.

Nos anos seguintes, foram mais dois estaduais conquistados, isso porque, houve uma edição especial em 1979, e o Flamengo se consagrou campeão nas duas oportunidades e, em uma delas, invicto. O Campeonato Brasileiro era o que faltava, e veio em 1980. Com essa conquista, o Rubro-Negro teve a oportunidade de disputar a Libertadores do ano seguinte.

1981. O ano mais marcante da história do Flamengo. Sob o comando de Zico, o Flamengo conquistou a ‘Tríplice Coroa’ em 21 dias. O primeiro título foi a Libertadores, logo em seguida, ergueu mais um Campeonato Carioca e, por fim, a conquista mais importante do clube: o Mundial de Clubes.

No entanto, a geração que encantou o mundo não parou por aí e, em 1982 e 1983, conquistou o Campeonato Brasileiro. Este último título, foi o ‘adeus’ de Zico, visto que, logo em seguida, encerrou a primeira passagem com o Manto Sagrado, foi para Itália e deu fim a sua Era.

Fonte: https://colunadofla.com/2021/05/tem-que-respeitar-geracao-gabigol-iguala-titulos-da-era-zico-e-se-garante-de-vez-na-historia-do-flamengo/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=tem-que-respeitar-geracao-gabigol-iguala-titulos-da-era-zico-e-se-garante-de-vez-na-historia-do-flamengo