Textículos Rubro-Negros

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Mais uma semana e continuamos sempre debatendo assuntos concernentes ao clube mais amado e querido do mundo: o nosso Clube de Regatas do Flamengo! Essa semana iniciarei uma forma diferente de falar de nosso Rubro-Negro, através de textos menores e que vão diretamente ao assunto. Prometo que não abandonarei os textos mais longos e explicativos, mesmo porque eu não conseguiria. Mas tentarei mesclar as duas formas de expressão para tentar variar minha dinâmica de narrativa. Vamos lá!

FLA X FLU
Vimos um excelente jogo por parte do Flamengo no último domingo, principalmente no primeiro tempo da partida, onde dominamos completamente o Fluminense e anulamos todos os seus pontos fortes. Diferentemente do que eu esperava, Zé Ricardo entrou com a força máxima à disposição e nosso time surpreendeu com muita dedicação, marcação alta desde o início e uma boa compactação. Praticamente não sofremos ataques por parte de nosso adversário. Para mim, que acreditava em vitória tricolor, haja vista o retrospecto recente nos dois primeiros jogos anteriores, quando o Fluminense foi superior taticamente, o resultado foi muito mais do que satisfatório. Como é bom queimar a língua!

RAFAEL VAZ
Mais uma boa partida de nosso eterno futuro ex-zagueiro titular. A corrente da torcida que insiste em derrubá-lo deve dar o braço a torcer mais uma vez. Afinal de contas ele apresentou-se bem nos dois últimos compromissos, sem comprometer atrás e fazendo boa saída de bola. O que a galera não pode é confundir lançamentos com chutões. Pelo que pude perceber, a seriedade do cara retornou e ele só rechaça a pelota quando não tem nanehum companheiro livre para realizar o passe. Isso pode ser confundido com lançamentos errados mas, como sua técnica é muito apurada, ele sempre tentar meter a bola para um jogador posicionado no ataque ao invés de dar um bico para fora do campo. Grata surpresa o seu retorno. Que continue jogando com seriedade.

EVERTON
Outro jogador fundamental no elenco e importantíssimo para o time titular (Salve Allan Garcia!). É o motorzinho do Flamengo. Mesmo sem a condição física ideal, deu um calor tremendo no Fluminense. Não só pelo gol, mas por sua postura e desenvoltura no ataque e na defesa. Como dá combate o rapaz! Formou boa dupla com Guerrero no ataque e acompanhou todos os momentos ofensivos do adversário quando não tínhamos a posse de bola. Atualmente não podemos nos dar ao luxo de abrir mão deste jogador que se supera a cada dia. Como dá gosto de ver jogadores assim. Algumas barangas de nosso elenco poderiam tomá-lo como inspiração!

GUERRERO
Mais uma vez foi o cara do Flamengo. Está chamando a responsabilidade! Após a contusão de Diego, entendeu perfeitamente seu papel no elenco Rubro-Negro. Lidera a equipe como um todo. Dentro e fora de campo. Chama o jogo para si. Recebe as tijoladas vindas de desafogos na defesa e com seu “peito de travesseiro” (Salve Bruno Pet! Boa lua-de mel, querido!) e arredonda a pelota com passes precisos e incisivos para seus companheiros de ataque. Parou com os recorrentes ataques de pelanca e, consequentemente, deixou de levar cartões amarelos bobos como outrora. O peruano está vestindo o manto como esperávamos dele. Acho que ele está realmente entendendo a mística da camisa rubro-negra e escrevendo linda história com um manto pra lá de pesado, mas que em seu corpo cai perfeitamente. Espero que ele possa envergá-lo, quem sabe um dia, como sua segunda pele!

ZÉ RICARDO
Mais uma vez surpreendeu por escalar o time principal. O time jogou muito bem. Armou um Flamengo para neutralizar as jogadas ofensivas do Fluminense e a rapidez dos pontas tricolores. Montou o time com (falsos) três volantes, ajudados pelos pontas ofensivos na marcação. Deu muito certo. Principalmente na primeira etapa, onde o Fluminense não viu a cor da bola. Foi cutucado por Abel na véspera do jogo e elogiado logo após saber que nosso treinador o tinha como inspiração. A inspiração deu certo. O Flamengo ganhou bem a primeira partida. Só faltou termos marcado mais um ou dois gols para que a guerra fosse praticamente decidida já no primeiro combate.

LIBERTADORES
Mais um jogo pela Libertadores amanhã à noite no Maracanã! E o Flamengo não pode nem pensar em perder pontos. Devemos jogar mais concentrados do que na final do carioca no domingo passado. Marcação alta e compactação serão necessários desde o início da partida. Atenção total às jogadas dos chilenos e principalmente olho aberto com com El Tank (Santiago Silva), que pode não aparentar o mesmo vigor físico de outrora, mas sabemos que é exímio finalizador e trombador de primeira! O Flamengo deve ir pra cima a partir do apito inicial do jogo e deve matar a partida o quanto antes (diria no primeiro tempo). Com o placar definido, poderemos nos dar ao luxo de fazer a bola rolar durante todo o segundo tempo e fazermos as três substituições para poupar algum fôlego para as partidas futuras. Seria perfeito, mas entendo que, em se tratando do Flamengo, um cenário totalmente utópico. Aguardemos!

É isso galera, aguardem e confiem, pois os textículos continuarão. Não fixarei dia para publicação mas eles aparecerão esporadicamente neste espaço cada vez mais democrático. Vai pra cima deles Mengo!

O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro Negras a todos!

Fabio Monken

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/05/texticulos-rubro-negros/

Share this content: