Por: Igor Dorilêo
Na concorrida posição de centroavante do Flamengo, quem ganhou oportunidade nos últimos dois jogos foi Henrique Dourado. Entretanto, ele não correspondeu. Pelo menos é o que mostra os números. Segundo o site SofaScore, o Ceifador sequer finalizou a gol contra Atlético-MG e Corinthians, totalizando 153 minutos sem uma finalização que levasse perigo ao adversário.
Evidentemente, a estatística não considera chutes em posição de impedimento, algo que ocorreu três vezes nesse tempo em que Dourado esteve em campo. Em todas essas chances, a bola morreu no fundo das redes, porém não teve efeito. Inclusive, o posicionamento do centroavante foi algo bastante criticado por parte da torcida.
Diante do Galo, pelo Brasileirão, o jogador foi pouco notado em campo. Ele saiu no meio do segundo tempo para a entrada do volante Piris da Motta. Já em Itaquera, a participação foi maior. Porém, um gol em posição de impedimento, uma finalização bloqueada antes de chegar ao gol e uma caneta em Danilo Avelar foram os seus atos mais importantes.
Pelo Flamengo, Dourado acumula 37 partidas e 10 gols marcados. O último deles contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão, em partida que aconteceu no dia 12 de agosto. Depois disso, o Ceifador já esteve em campo nove vezes. Para efeito de comparação, no Fluminense o centroavante marcou 32 vezes na última temporada, tendo disputado 59 jogos, números que dificilmente serão alcançados neste ano.
A próxima oportunidade de fazer as pazes com as redes será no sábado (29), diante do Bahia. Porém, o camisa 19 ainda não tem presença confirmada na equipe titular. A bola rola às 21h (horário de Brasília) na Fonte Nova, pelo Brasileirão, agora a única esperança de título para o Rubro-Negro na temporada.