O Flamengo se tornou o primeiro time octacampeão do Campeonato Brasileiro ao fim da atípica temporada de 2020. Apesar dos altos e baixos, e de todos os problemas causados devido à pandemia da Covid-19, o Mais Querido apresentou para o futebol muitos de seus jovens atletas das categorias de base e Hugo Souza foi um deles. De quarto goleiro, o Garoto do Ninho assumiu a titularidade quando necessário e subiu na hierarquia.
O arqueiro mais jovem a conquistar um título brasileiro como titular do Flamengo, avaliou sua primeira temporada como jogador profissional. Em entrevista ao Uol Esporte, Hugo afirmou que foi um ano de muito aprendizado. Além disso, o goleiro ressaltou que errou como qualquer um, afinal a equipe oscilou bastante.
— Foi uma temporada de muito aprendizado, consegui fazer bons jogos. Tive erros como qualquer um, mas foi minha primeira temporada e meus primeiros jogos como profissional. O Time oscilou e eu fui um desses jogadores, o que é normal na formação de um atleta. Mas o aprendizado me fez um goleiro e uma pessoa melhor. Quando você vai bem e quando vai mal, tudo toma uma grande proporção. Tudo era muito novo para mim -, disse.
Com Diego Alves desfalcando a equipe de forma constante em meio às lesões e surto de Covid-19, camisa 45 atingiu mais do que o dobro da quantidade de jogos do capitão quando o assunto foi Campeonato Brasileiro. Isso porque, Hugo fechou a temporada com 23 partidas vestindo o Manto Sagrado na temporada 2020. O camisa 1, por sua vez, atuou apenas em dez oportunidades.
Assim como toda a equipe principal, Hugo Souza recebeu duas semanas de folga após a conquista do Brasileirão. Apesar da reapresentação estar marcada somente para segunda-feira (15), o goleiro antecipou seu retorno e voltou a treinar no último dia 08 de março. Apesar disso, o arqueiro ainda não deverá ir a campo quando o Flamengo encara o Fluminense, no domingo (14).
O clássico Fla-Flu acontecerá a partir das 18h (horário de Brasília), no Maracanã, válido pela terceira rodada da Taça Guanabara – primeira etapa do Campeonato Carioca. Cabe ressaltar que, por conta do período de recesso do time principal, o Mais Querido está sendo representado pela equipe sub-20 reforçada por alguns jogadores do profissional. À beira do gramado, o comando é por conta de Maurício Souza.