Na última semana, um turbilhão invadiu a Gávea após a confirmação de que Renato Portaluppi, nome favorito do Flamengo para 2019, renovaria com o Grêmio. A notícia frustrou e atrasou os planos do clube carioca para a próxima temporada, já que nos bastidores a chegada do comandante gaúcho era dada como praticamente certa.
Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!
Agora, nesta primeira semana de dezembro, o Flamengo passará por uma mudança estrutural profunda extracampo: seu presidente. Como lembra o UOL Esportes, o clube passará por eleições presidenciais no próximo sábado (8), pleito que definirá quem comandará o Rubro-Negro no próximo triênio (2019-21). Ricardo Lomba, representante da situação, e Rodolfo Landim, da oposição, são os nomes mais fortes na disputa.
Último jogo na temporada, o jogo foi retratado dessa gestão, principal desses 2 últimos anos, 3 vices… Elenco super acomodado, não são cobrados pois são sensíveis!EBM e seu bando sumam do Flamengo. Queremos o Flamengo vencedor de volta.Adeus Bandeira, até nunca Mais!
— Beatriz 👩🏻⚕ (@beatrizramos_30) 2 de dezembro de 2018
No discurso, o foco dos dois candidatos está nas conquistas no futebol, principal crítica dos torcedores rubro-negros durante os dois mandatos de Bandeira de Mello. Durante a gestão deste, o Flamengo conquistou apenas estaduais e uma Copa do Brasil (2013), pouco diante do investimento e elenco estrelado reforçado ano após ano.
Espera-se que além do pleito, e talvez antes mesmo da realização dele, o Flamengo já tenha o seu novo treinador para 2019. Apesar do bom trabalho, Dorival Júnior não está nos planos de nenhuma das chapas, que trabalham com Abel Braga como preferência após a recusa de Renato Gaúcho. As conversas pelo ex-Flu seguem, com a concorrência do Santos.

A partir das mudanças nos cargos de treinador e presidente, o clube pensará seu elenco para 2019. Situações como as de Diego Alves e Diego, por exemplo, serão discutidas a posteriori.