Vai acompanhar o Mengão em Doha? Veja os costumes e saiba o que pode ou não na capital do Catar

Por: Paula Mattos

O Flamengo embarca nesta sexta-feira (13), rumo a Doha, para disputar o Mundial de Clubes. O Rubro-Negro entra em campo no dia 17, contra o vencedor do duelo entre Al-Hilal e Espérance. A partida será disputada no estádio Khalifa International, às 14h30 (horário de Brasília). Assim como em Lima, no Peru, pela Libertadores, onde os rubro-negros compareceram em peso para acompanhar o Mais Querido, nos Emirados, não será diferente: o Mengão está classificado para a semifinal da competição, mas a Maior Torcida do Mundo já esgotou os ingressos disponibilizados para a grande final. Vai acompanhar o Fla em busca do bi? Confira os costumes locais e saiba o que pode ou não na capital do Catar.

A cidade:

Doha é um dos maiores centros de economia do Oriente Médio e sediará a Copa do Mundo de 2022. A capital do Catar tem um ‘que’ histórico, com construções contemporâneas e arranha-céus.

Como chegar:

A companhia Qatar é a única que faz voos diretos, partindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As empresas LATAM, Turkish Airlines e British Airways também fazem a rota, porém com paradas durante o caminho. Os desembarques acontecem no Aeroporto Internacional de Doha, que fica a 10 km do centro.

De carro, você pode pegar a estrada de acesso do aeroporto e seguir pela direita, ao longo da via expressa Ras Abu Abboud. O trajeto demora cerca de 15 minutos.

De ônibus, algumas linhas saem diretamente do aeroporto e outras partem de outras cidades do Catar, todas em direção à capital. A primeira linha de metrô da cidade foi inaugurada em maio deste ano e está em funcionamento.

Onde se hospedar?

Os países Árabes são conhecidos por luxuosidade e, em Doha, não é diferente. Ainda que existam muitos hotéis cinco ou mais estrelas, há opções mais populares. Um dos mais conhecidos e de menor valor é o La Villa Palace Hotel, com diárias a partir de QAR 159

Como se locomover?

Programe-se. O transporte público da capital oferece limitadas opções de ônibus. O metro foi inaugurado mas também tem o serviço limitado. Os taxis, normalmente, funcionam mais à noite. Existe também a opção de carros.

Onde comer?

As opções mais conhecidas são o Mikonnos, um restaurante grego, e o Ruby Wu’s, que é uma junção de especialidades da China e Catar. Há também restaurantes mais famosos e requintados, como o GORDON RAMSAY MEDITERRANEAN DOHA, LE RELAIS DE L’ENTRECÔTE e AL MOURJAN (o último, fica à beira-mar)

Turismo:

Passeio turístico pela cidade e atividades no deserto são as melhores opções para quem quiser curtir a Capital.

Costumes:

Completamente diferente do Brasil, os trajes ‘tapados’ são unanimidade em Doha. Homens com túnicas brancas e turbantes, e mulheres de preto, cobertas da cabeça aos pés, desfilam pelas ruas da capital. Uma lei local os proíbe de consumir bebidas alcoólicas e, em casos de situação extrema, o punições físicas fazem parte do código penal.

Venha fazer o seu FlaCard, o cartão rubro-negro, que você pode usar para jogos, ingressos de shows e muito mais, além de TORNAR O MENGÃO MAIS FORTE!

Regras locais:

Não tome bebidas alcoólicas. São proibidas no país! Alguns locais até servem, mas apenas para estrangeiros.
Não peça informações para uma mulher, principalmente se for homem. É uma ofensa grave.
Não cumprimente pessoas do sexo oposto com aperto de mão: é uma proibição religiosa
Não fotografe pessoas sem autorização
Não use roupas coladas ao corpo, transparentes ou curtas, principalmente se for mulher. Para os homens, não há restrições quanto às vestimentas.
Informações importantes:
Língua oficial: árabe, mas todos falam inglês.
Moeda local: Qatar Ryal (QAR), U$ 1 = QAR 3.64
Fuso horário: + 6 horas de Brasília
Documentos: o visto não é obrigatório para brasileiros. Basta pagar uma taxa no aeroporto e adquirir o passaporte com validade de 6 meses
Clima: deserto, seco, quente e árido. Temperaturas variam entre 20 e 45 graus. A época menos quente é entre novembro e abril.
Regime: monarquia absoluta
População: em torno de um milhão e meio de habitantes
Expressões em árabe:
Bom dia – saban al khair
Boa tarde- misaa al khair
Como vai? kaif haalak?
Obrigado – shukran

Fonte: https://colunadofla.com/2019/12/vai-acompanhar-o-mengao-em-doha-veja-os-costumes-e-saiba-o-que-pode-ou-nao-na-capital-do-catar/

Share this content: