A Libertadores foi um dos primeiros torneios sul-americanos paralisados por conta da pandemia do novo coronavírus. Logo que a Conmebol anunciou a suspensão das partidas, a expectativa era de poder voltar com a competição no início de maio.
Com o Covid-19 se arrastando por mais tempo, a chance da competição retorna no início do próximo mês foi descartado. Em entrevista ao jornal “O Globo”, Fred Nantes, dirigente da Conmebol, evitou especular novas datas para que a bola volte a rolar.
– Colocamos 5 de maio para dar uma previsibilidade aos clubes, porque muitos queriam dar férias aos jogadores. Foi o que aconteceu, especialmente no Brasil. Agora, não faz mais sentido ficar dizendo que vai ser em junho, julho. Vai ser quando puder.
Quando perguntado sobre a questão dos portões fechado, Fred Nantes revelou que a Conmebol irá acatar a decisão de cada país. A ideia é respeitar os protocolos criados no combate ao vírus.
– Vamos começar a Libertadores como pudermos. Se os países disserem que vai ser de portões fechados, vamos respeitar o que cada autoridade estiver dizendo. O importante é que os clubes possam viajar. Se dentro do país houver restrições, vamos começar como for possível. O que queremos é ter a garantia de implementação de protocolos determinados pelas autoridades sanitárias. Até porque isso varia de um país para o outro, dependendo do nível da pandemia. O cenário do Paraguai é diferente do Brasil.