Na partida que concluiu a nona rodada do Campeonato Carioca, Sampaio Corrêa e Vasco se enfrentaram no Estádio Lourivaldão, localizado em Saquarema. A equipe que saísse vitoriosa ultrapassaria o Flamengo na classificação. Entretanto, as equipes terminaram o jogo empatadas em 0 a 0, permanecendo atrás do Mais Querido, que possui uma partida a menos.
A classificação atual é a seguinte: 1) Volta Redonda – 17 pontos (9 jogos); 2) Flamengo – 14 (8 jogos); 3) Vasco – 14 (9 jogos); 4) Sampaio Corrêa – 13 (9 jogos); 5) Nova Iguaçu – 13 (9 jogos); 6) Botafogo – 12 (8 jogos); 7) Maricá – 12 (9 jogos); 8) Madureira – 12 (9 jogos); 9) Fluminense – 11 (9 jogos); 10) Boavista – 10 (9 jogos); 11) Portuguesa – 7 (9 jogos); 12) Bangu – 4 (9 jogos).
Apesar do empate em casa diante do Vasco, o resultado é favorável ao Sampaio Corrêa, que conseguiu entrar no G4 do Campeonato Carioca. Contudo, para se manter na quarta posição, o clube de Saquarema precisa torcer pela vitória do Flamengo sobre o Botafogo na quarta-feira (12). O time de John Textor encontra-se na sexta colocação, apenas um ponto atrás da equipe da Região dos Lagos.
Embora esteja na terceira posição, a situação do Vasco pode se tornar complicada devido aos dois jogos restantes do rival na competição. Isso se deve ao fato de que o clube de São Januário enfrentará o Flamengo no sábado (15) e o Botafogo no dia 23. Entre esses confrontos, a equipe terá que realizar uma longa viagem a Rondonópolis, no Mato Grosso, onde jogará contra o União Rondonópolis pela primeira fase da Copa do Brasil, no dia 18 de fevereiro.
Com base no desempenho do Volta Redonda no Campeonato Carioca, já está decidido que a semifinal não contará com os quatro grandes clubes. O Fluminense, que possui 11 pontos, só poderá alcançar 17, o mesmo número do atual líder. Entretanto, a equipe da Cidade do Aço contabiliza cinco vitórias, em contraste com as duas do time de Mano Menezes. Portanto, não será viável ultrapassar essa marca.
Publicado em colunadofla.com