Vasco tem atitude gigante e mostra que rivalidade não está acima das relações humanas

​Se alguém chegasse para mim e dissesse “você viu que o Vasco da Gama disputou uma partida tendo a bandeira do Flamengo na sua camiseta?”, por óbvio não acreditaria. Mas isso aconteceu. Nesta quarta-feira, quando o time de São Januário venceu o Resende por 3 a 0 pela semifinal da Taça Guanabara, ele não poderia fazer melhor homenagem ao rival, que está em luto por conta do incêndio que matou dez jovens das categorias de base em seu centro de treinamento. Foi, acima de tudo, uma mensagem para o mundo do futebol.

​clique aqui e siga o 90min no Instagram!

O simples ato de estampar a bandeira ao lado da vascaína mostra que os clubes podem, em diversos momentos, deixar de lado a rivalidade e se mostrar solidários. Claro, a causa é muito triste e tocou fundo no coração de todos aqueles que amam o esporte e o enxergam como uma aposta para melhorar o mundo. Mas o que importa, neste caso, é a reação. E a reação do Vasco foi digna de um clube gigante, que é capaz de esquecer um pouco a chacota, a briga, a provocação e estender a mão para um adversário que passa pelos dias mais tristes de sua história.

O jogo no Maracanã poderia ser apenas mais um entre tantos a lembrar as vítimas da tragédia no Ninho do Urubu, ocorrida na semana passada. Porém, ele já entrou para a história. E pelo motivo mais nobre possível. As rivalidades sadias estão aí para serem perpetuadas. Mas os vascaínos deram o recado: ao menos na hora da dor, acima de tudo está o sentimento de gratidão, está o estender a mão a quem em determinado momento foi tratado como inimigo mortal (algo repudiável), está a valorização das relações humanas. E se o futebol é feito por seres humanos, é preciso, cada vez mais, humanizá-lo. Foi o que o Vasco fez e que, por isso, é merecedor de todos os aplausos.

Fonte: https://www.90min.com/pt-BR/posts/6296691-vasco-tem-atitude-gigante-e-mostra-que-rivalidade-nao-esta-acima-das-relacoes-humanas?utm_source=RSS