Maior clube do estado do Rio de Janeiro, o Flamengo é líder no ranking de títulos do Campeonato Carioca, fato que irrita todos os rivais. Atualmente, são 37 troféus do torneio, podendo aumentar para 38 neste domingo (09), caso o Fla supere o Fluminense na final. Apesar disso, o Vasco tentou fazer a quantidade de conquistas reduzir, através de uma ação judicial. A tentativa, no entanto, fracassou.
Quem contou a história foi o advogado Marco Aurélio Assef, durante participação no programa PodFla, do Coluna do Fla. Durante o bate-papo, Assef relembrou contribuições dadas ao Rubro-Negro durante o exercício da profissão. Foi aí que veio a citação à tentativa de ‘tapetão’ do Vasco, envolvendo o Campeonato Carioca de 2014.
— Foi o último ato do Roberto Dinamite como presidente do Vasco: ele impugnou a partida, que não foi homologada e acabou submetida a julgamento. Nessa ação, eu consegui fazer com que a decisão de campo fosse atendida, e o Vasco perdeu a impugnação da partida. Foi duplamente vice. Eles tentaram derrubar no tapetão, na marra. Guardo com muito carinho esse processo.
Na ocasião, Flamengo e Vasco disputavam a final da competição. O Rubro-Negro tinha a vantagem do empate na decisão, e o primeiro jogo havia terminado empatado em 1 a 1. No confronto decisivo, o time cruzmaltino levava a melhor até os 45 minutos do 2° tempo, quando o Mais Querido conseguiu o gol de empate. O lance, no entanto, gerou grande polêmica, com reclamações por uma possível posição irregular do volante Márcio Araújo. Apesar da reclamação vascaína – em campo e no tribunal – eles seguiram sendo vice para Flamengo, situação comum para a equipe da Colina.