Na lista de importância de Vasco e Flamengo neste começo de temporada, o clássico desta quarta-feira, 21h, no Maracanã, pela segunda rodada da Taça Guanabara, está no fim da fila. As duas equipes terão um time de garotos em jogo que promete público pequeno, a julgar pelo movimento nas bilheterias nos últimos dias.

A permanência de Jesus e a compra de Gabigol, que entram em momento decisivo, estão no topo da lista de prioridades do Flamengo. Ambas as negociações caminham para um final feliz. Assim como foram as contratações dos cinco reforços que já treinam no clube.

Michael, apresentado nesta terça, ganhou companhia de Pedro e Thiago Maia, os próximos a serem anunciados. O clube já havia oficializado Pedro Rocha e Gustavo Henrique nas últimas semanas. O zagueiro, inclusive, apareceu no BID e está liberado para estrear.

A preparação se divide entre time principal, do qual os contratados farão parte a partir de segunda-feira, e o time de garotos, que joga a Taça Guanabara. Mesmo com o empate com o Macaé, o Flamengo não deve mudar o time, que seguirá formado por jovens do Sub-20.

O time principal vai se preparar para a disputa da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, contra o Independente de Valle, que teve as datas anunciadas ontem: jogo de ida em 19 de fevereiro, em Quito, e a volta em 26 de fevereiro, no Maracanã, na quarta-feira de Cinzas. A partida será três dias depois da final da Supercopa contra o Athletico, atual campeão da Copa do Brasil, em 16 de fevereiro, no Mané Garrincha.

Jesus voltou aos trabalhos no Ninho do Urubu ontem com dedicação em tempo integral. Tanto que a renovação do seu contrato, que vence em maio, ainda não teve encontro definitivo.

A diretoria prevê que em breve achará uma brecha para negociar a permanência, com proposta até o fim de 2021. O técnico já sinalizou que não terá problemas em permanecer este ano, mas não disse se prefere ficar até o fim do próximo.

Enquanto isso, Jesus verificou as condições do CT, que passará por intervenções no gramado, conversou com o técnico Maurício de Souza e acompanhou o treinamento dos jovens

Em jogo de poucas caras conhecidas, uma atração é o reencontro do técnico Abel Braga com o Flamengo, oito meses depois de pedir demissão e ser substituído por Jorge Jesus. Abel venceu o Carioca do ano passado pelo rubro-negro.

Abel Braga, técnico do Vasco Foto: MARCELO THEOBALD / Agência O Globo

No Vasco, o clima atual é de expectativa pelo que esse time pode apresentar ao longo do ano, mas a situação é mais tensa fora de campo pelos componentes políticos e financeiros que envolvem o clube. A contratação de Abel Braga vai a reboque porque se questiona o salário pago a ele: seria maior que o de Luxemburgo, segundo Adriano Mendes, que nesta semana deixou o cargo de vice-presidente de controladoria.

A montagem da equipe tem rumo incerto pela dificuldade de investir e gera queda de braço. Em ano eleitoral, o presidente Alexandre Campello quer colocar o pé no acelerador nos gastos numa tentativa de atrair receitas. Os salários estão atrasados: novembro, dezembro, 13º e férias. Para enfrentar o Flamengo, a aposta é tirar o peso do jogo e usar a garotada.