O técnico Abel Braga pediu demissão do Flamengo na última quarta-feira (29), alegando que se sentiu traído e sem respaldo por parte da diretoria do clube. Sem multa rescisória estipulada na assinatura do vínculo, o contrato foi rompido sem grandes dificuldades. Além das declarações do treinador a veículos da imprensa, vazou áudio que Abel enviou a contato do Whatsapp, no qual o ex-comandante do plantel rubro-negro detonou a diretoria do clube.
Na declaração, o principal ponto citado por Abel Braga foi a falta de apoio em relação ao seu trabalho. Além disso, o técnico ressaltou que o Flamengo estava “ganhando tudo”, mas as críticas seguiam a ele e à sua comissão técnica. No fim, ele revelou o ‘estopim’ para a decisão de sair, que foi a interferência da diretoria em relação à escalação do time na próxima rodada do Brasileirão.
– Quando não tenho respaldo, não é meu lugar. Integridade, caráter e conduta… Quando falou isso, a gente veio segurando uma onda. Ganhando tudo, mas segurando uma onda. Sem ter respaldo de ninguém em momento nenhum. Quando os caras não querem comparar o jogo de sábado (Fortaleza) com o jogo de terça (Corinthians), sendo que um vale vaga para as quartas de final da Copa do Brasil, eles estão te entregando aos inimigos, e você tem que se virar. Ficou uma colocação a nível de imprensa de que eles não concordavam com o time que eu ia colocar. E eu não ia colocar o time que eles querem. Ia colocar o time que eu quero, foi sempre assim. Mas está resolvido, página virada –, disse o treinador.
Campeão carioca de 2019, Abel também levou o time à segunda fase da Copa Libertadores da América. No entanto, com o time deixando a desejar em diferentes ocasiões, sem contar a pouca evolução em relação ao desempenho, o trabalho do treinador passou a ser fortemente criticado, principalmente pela torcida. No último domingo (26), rubro-negros chegaram a xingar o treinador e pedir sua demissão mesmo após o triunfo por 3 a 2 sobre o Atlhetico Paranaense, com virada nos últimos minutos. Em sua segunda passagem pelo Fla, Abel deixa a equipe após 28 jogos oficiais, com 18 vitórias, seis empates e quatro derrotas.