O Flamengo e toda sua torcida vão ficar com uma pulga atrás da orelha sobre o futuro de Jorge Jesus por mais alguns dias, a princípio.

Mesmo depois de ser homenageado em campo pelos jogadores, assim que a conquista do Campeonato Carioca se realizou, o técnico não tratou sobre sua permanência no vestiário do Maracanã.

A história da foto da geral do Maracanã que viralizou

Sem citar a possibilidade de ir para o Benfica, Jesus entra de folga deixando a diretoria com uma mistura de euforia pela conquista e apreensão pela indefinição.

A tradicional roda pós-jogo não teve nenhuma menção de atletas, membros da diretoria ou até do Mister sobre o tema. Jesus apenas combinou que a reapresentação será na próxima terça-feira.

Com o departamento de futebol de recesso até lá, também não foi informado ao Flamengo por Jesus se ele viajará a Portugal para descansar com a família.

Membros do clube ainda têm dificuldade de decifrar o desejo do treinador, já que ele não se manifesta. Para alguns, a sensação é que nem Jesus sabe a decisão que vai tomar.

Nas horas que antecederam a final, o Mister só tratou de Flamengo, e focou na partida com o Fluminense. Tanto que a sua preleção não teve clima de despedida.

Antes de a bola rolar, os atletas do Flamengo indicaram que jogariam também por seu comandante. E depois do título, os gestos carinhosos, como o abraço de Gabigol, e o coro com a música que a torcida canta, aumentaram a sensação de homenagem ao treinador.

O vice de futebol Marcos Braz deixou uma mensagem de que a vida segue, mas não comentou abertamente a possível saída de Jorge Jesus. “Vamos todos dormir tranquilos, calma, vida que segue”, disse. Mas nada oficial.

O treinador respirou Flamengo nas 24 horas que antecederam a final do Campeonato Carioca. E deu a impressão aos seus interlocutores que optará por permanecer no Brasil mesmo com o assédio do Benfica. Mesmo assim, poucos no clube arriscam cravar algo. Nem o técnico falou no futuro depois do título.

Em alguns momentos, com os mais chegados, Jesus até deixou escapar algumas risadas na véspera da partida. Ainda assim, os relatos são de um Mister ainda isolado, sem muitas brincadeiras com funcionários do Ninho do Urubu.

Fora do Centro de Treinamento, Jorge Jesus também não indicou aos mais próximos o que fará do futuro. Mas deixou a impressão de que está satisfeito no Flamengo e não teria motivo para ir ao Benfica. “Continua tudo igual. Mister está bem aqui”, opinou um amigo.

Só Jesus sabe.