Revelado pelo Flamengo, Vini Jr está entre os 30 indicados ao prêmio; cerimônia acontece em 22 de setembro, em Paris
Vini Jr, atacante revelado pelo Flamengo e atualmente atuando no Real Madrid (ESP), encontra-se novamente na lista de candidatos ao prêmio Ballon d’Or. O jogador brasileiro integra o rol dos 30 principais concorrentes ao prestigioso prêmio Bola de Ouro, que é concedido anualmente pela revista France Football e reconhece o melhor jogador da temporada 2024/2025.
A cerimônia que revelará o vencedor do prêmio Ballon d’Or está agendada para o dia 22 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. Além de Vini Jr, a lista de concorrentes inclui outro brasileiro: Raphinha, atacante do Barcelona (ESP). Desse modo, ambos destacam o futebol brasileiro entre os principais nomes do cenário futebolístico mundial.
Vini Jr já esteve muito próximo de conquistar o Ballon d’Or, mas acabou ficando com o segundo lugar na temporada 2023/2024, perdendo o prêmio para o volante Rodri, do Manchester City. Mesmo assim, o Cria do Ninho alcançou um feito significativo: obteve a melhor colocação de um brasileiro desde que Kaká venceu em 2007. Antes dele, o destaque brasileiro mais próximo do topo havia sido Neymar, que terminou em terceiro lugar nas edições de 2015 e 2017.
Apesar de ter ficado em segundo lugar na Bola de Ouro, Vini Jr foi eleito, pela primeira vez em 2023/2024, o melhor jogador do mundo no prêmio The Best FIFA. O atacante superou uma votação que contou com mais dez jogadores indicados. Enquanto isso, o volante espanhol Rodri garantiu a segunda colocação.
O Brasil mantém uma presença robusta entre os melhores treinadores do futebol feminino, com a indicação de Arthur Elias, técnico da seleção brasileira. Recentemente campeão da Copa América, o treinador é o único brasileiro listado entre os candidatos. Além disso, as jogadoras Amanda Gutierres e Marta também foram indicadas para o prêmio de melhor do mundo, evidenciando a força do futebol feminino brasileiro.
Publicado em colunadofla.com