Vinícius Jr. brilha e Flamengo vence na estreia de Rueda na Ilha do Urubu

Mais preocupado com o clássico contra o Botafogo pela Copa do Brasil, na quarta-feira, o Flamengo se valeu de boas doses de improviso para vencer o Atlético-GO por 2 a 0, neste sábado, na Ilha do Urubu. Sem usar força máxima em sua estreia diante da torcida, o colombiano Reinaldo Rueda contou com o talento de Vinícius Jr., autor de dois gols, para encerrar a série de cinco jogos sem vitória do time carioca no Brasileiro.

Ao poupar os laterais Rodinei e Renê, reintroduzir Márcio Araújo ao lado de Willian Arão como dupla de volantes e se ver forçado a lançar Lucas Paquetá devido às lesões de Guerrero e Felipe Vizeu, o técnico colombiano ficou com um time de ocasião em mãos. Não que a partida fosse irrelevante do ponto de vista de inovações táticas. Com Paquetá de falso nove, por exemplo, Rueda ensaiou o Flamengo com uma linha fluida de quatro jogadores à frente. Mas o time, ao menos no primeiro tempo, parecia funcionar mais como quebra-galho do que como precursor de um novo modelo de jogo.

O Flamengo começou pressionando a saída de bola e surpreendendo o Atlético-GO com ágeis trocas de passes pelo chão. Era difícil, no entanto, manter o comportamento sem a dose necessária de treino. Aos poucos, o Flamengo voltou a apostar nas bolas alçadas na área, recurso que incomodava a torcida nos tempos de Zé Ricardo: foram 14 no primeiro tempo, contra três do Atlético-GO.

No intervalo, Rueda decidiu tirar Rafael Vaz, que mostrava clara dificuldade improvisado na lateral-esquerda, para colocar Renê. O Atlético-GO, que tinha criado perigo em jogadas por aquele lado no primeiro tempo, parou de produzir ofensivamente. E o Flamengo gostou do jogo.

Willian Arão apareceu com perigo no ataque logo depois do intervalo, acertando a trave com um cabeceio após cobrança de falta de Éverton Ribeiro. Mas foi outro volante, o criticado Márcio Araújo, quem rompeu de fato a defesa goiana.

O relógio marcava dez minutos do segundo tempo quando o camisa 8 descolou lançamento precioso para Vinícius Jr. O atacante correu mais que William Alves e tocou com frieza na saída de Felipe para fazer 1 a 0. A correria de Vinícius Jr. dava tanto trabalho que pouco depois, em arrancada parecida, o zagueiro Gilvan chegou a sentir um desconforto muscular depois de caçar a joia rubro-negra.

RENÊ SAI MACHUCADO

A sorte parecia sorrir para Rueda. Só parecia. Renê prendeu o pé direito no gramado ao dar um carrinho e, com muitas dores, precisou ser substituído apenas 25 minutos depois de entrar. O lateral-esquerdo foi direto para o vestiário e preocupa para quarta-feira.

O destro Rodinei entrou improvisado na esquerda, aumentando a quantidade de remendos na formação do Flamengo. Rueda, que àquela altura já tinha lançado outro de seus titulares em campo — o meia Diego, no lugar do apático Geuvânio — tinha fisionomia apreensiva no banco de reservas. Era óbvio o temor de novos problemas para o clássico contra o Botafogo, pela Copa do Brasil, torneio que representa a chance de título mais palpável para o Flamengo neste ano.

Só que o talento de Vinícius Jr. apareceu novamente para tranquilizar Rueda. Aos 29, após ótimo passe de Paquetá, Vinícius entrou sozinho na área, driblou Felipe Garcia e tocou para o gol aberto para fazer 2 a 0. O reencontro com a vitória depois de cinco jogos deixa o Flamengo momentaneamente no G-6 do Brasileiro. O time rubro-negro dorme na quinta colocação, com 30 pontos.

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/vinicius-jr-brilha-flamengo-vence-na-estreia-de-rueda-na-ilha-do-urubu-21726027

Share this content: