Vitão no Flamengo: conversa com Emerson Royal e Boto traça prioridades para reforçar defesa

Vitão no Flamengo: o zagueiro é o primeiro reforço oficial para 2026 e, na apresentação ao Rubro‑Negro, revelou conversas com Emerson Royal durante as negociações e demonstrou ansiedade para integrar o grupo comandado por Filipe Luís.

Vitão e a conversa com Emerson Royal

Vitão contou que recebeu apoio de Emerson Royal ainda no período de negociação, o que ajudou a selar a chegada ao clube. A fala do defensor mostra a boa relação inicial com jogadores já instalados no elenco e a expectativa de ser bem recebido pela Nação.

“Eu bati um papo com o Royal. Quando ele estava no meio da negociação, falou: ‘Vem logo, vem logo, o pessoal vai te receber muito bem’. Falei com ele ontem de novo. Estou muito feliz e ansioso para encontrar meus companheiros. Espero ajudar da melhor maneira possível”

Além da conversa com Emerson Royal, Vitão agradeceu as manifestações de carinho nas redes sociais e destacou a vontade de começar a trabalhar com o restante do elenco. A estreia do Flamengo no Campeonato Carioca, com o time sub-20, está marcada para domingo (11), em Volta Redonda, e o novo zagueiro já mira a pré-temporada como etapa de adaptação.

“Estou muito feliz, a expectativa é a melhor possível. Estou um pouco ansioso. Agradeço à Nação pelo carinho e pela recepção. Que seja um ano abençoado para a gente”

Boto pede calma: prioridades claras no mercado

Na apresentação de Vitão, o diretor de futebol José Boto usou uma analogia bem-humorada para transmitir tranquilidade aos torcedores sobre as próximas movimentações: o Flamengo não fará contratações por impulso e tem foco nas posições que realmente precisa reforçar.

“O Bap tem uma analogia interessante. Quando eu preciso de sapatos, vou ao shopping e compro relógio, casaco e camisa, fico sem dinheiro para os sapatos. Venho de lá com coisas que já tenho. Ou seja, nós sabemos o que queremos. Sem pressa, sem estresse”

Boto reforçou que o elenco é competitivo e que a diretoria observa oportunidades com critério. Segundo o dirigente, as prioridades apontadas pela gestão são um zagueiro — posição já contemplada com a chegada de Vitão — e um goleiro, com o nome de Andrew, do Gil Vicente, perto de um acordo.

“Ganhamos Libertadores e Brasileirão, o elenco dá possibilidades de ganhar títulos. Ontem, vi a presidente do Palmeiras dizer que o elenco tinha chegado lá e que ficou pelo caminho por três bolas na trave. Ela tem razão. Agora, imagina o que precisa a equipe que colocou a bola lá dentro? Temos duas possibilidades, que eram zagueiro e goleiro”

Adaptação, concorrência e o papel de Vitão no time de Filipe Luís

Vitão chega ao Flamengo para disputar vaga com Léo Ortiz, Léo Pereira e Danilo, ampliando as opções defensivas de Filipe Luís. A diretoria e a comissão técnica projetam uma integração gradual, com foco em condicionamento físico e entrosamento tático.

“Eu já estava treinando no Jacarezinho, minha cidade. Dias sem dormir, cheguei agora, nem consegui almoçar. Estou muito ansioso e muito feliz. A ansiedade é normal, espero contribuir da melhor maneira possível”

Com a chegada de Vitão o Flamengo aumenta a profundidade do elenco para uma temporada com diversas competições. Enquanto o clube trabalha com cautela no mercado, a expectativa da torcida é que o novo zagueiro traga segurança à defesa e participe da disputa por títulos ao lado de nomes já estabelecidos no time.