Se até pouco tempo o Flamengo era visto como um clube capaz de contratar quem quisesse (claro, na comparação com rivais do futebol brasileiro), o final de 2018 mostra que este cenário já não é tão favorável assim. Até o momento, o clube sondou diversos jogadores de ponta, mas não conseguiu fechar com ninguém. E mais: anúncios feitos para a comissão técnica e para a diretoria de futebol não foram tão bem digeridos assim pelos torcedores.
Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!
A confirmação de Paulo Pelaipe como gerente de futebol, ocorrida nesta quarta-feira, dá o tom de como será o vestiário a partir de 2019. Campeão da Copa do Brasil de 2013 e do Campeonato Carioca de 2014 pelo próprio time rubro-negro, ele é visto como um dirigente “duro na queda”, de perfil forte e cobrador ao extremo. Estas características são as mesmas de Abel Braga, que será o treinador da equipe. A dupla, porém, é recebida com certa desconfiança. Enquanto Pelaipe gosta de bater de frente com todo mundo, Abelão é sempre lembrado pela perda do título da Copa do Brasil de 2004, quando trabalhava no Mengão e acabou caindo diante do Santo André, e por sua ligação histórica com o Fluminense.
Paulo Pelaipe como gerente de futebol do Flamengo é retrocesso. Sem mais.
— Adailson (@adailsonsousa) December 27, 2018
É do FLAMENGO!!!!! CALMA NÃO É O MITO ARAÚJO E SIM o criador de Jamal, Anderson pico, Thayson, Elton, Lucas Mugni e diversos pernas de pau Flamengo volta com Paulo pelaipe como VP do… https://t.co/g4rz8uLaku
— Brabinho Rubro Negro (@brabinhofla) December 27, 2018
Pesa contra, também, o fato de o clube estar com dificuldades em anunciar reforços. Na disputa pelo centroavante Pablo, por exemplo, perdeu para o São Paulo. Além disso, tentou sem sucesso os volantes Felipe Melo e Bruno Henrique e o meia Paulo Henrique Ganso. Isso sem contar o fato de que Renato Portaluppi, que era o preferido da torcida para assumir como técnico, ter mais uma vez rejeitado a oferta flamenguista. Enfim, mesmo que o presidente eleito Rodolfo Landim sequer tenha assumido a gestão do clube, já tem causado algumas dúvidas. A resposta esperada, claro, é a chegada de nomes que façam todos acreditar em uma temporada vitoriosa.
Lembrando que Pelaipe sem dinheiro montou um time modesto e foi campeão da CB.Rodrigo Caetano teve td e ñ conseguiu montar um time competitivo.Títulos? Ñ…Flamengo acumulou fracassos, quem lembra da comemoração ao final do brasileiro de 2018 pela classificação à Libertadores?
— Embaixada Fla N.I/RJ (@fla_nova) December 27, 2018