Wesley Paulo: “As nove decisões”

O campeonato brasileiro entra em sua reta final com somente nove rodadas para o seu desfecho. Diante disto, este colunista irá fazer uma análise do momento atual do Flamengo no campeonato, e dos times que o rubro negro carioca irá enfrentar nessa derradeira sequência.

1 – Panorama atual do Flamengo no campeonato:

a) Posição na tabela

Ocupa a terceira colocação com 55 pontos, 16 vitórias, 7 empates e 6 derrotas, 44 gols pró e 22 gols contra resultando num saldo de gols de 22. O vice líder Internacional-RS possui apenas um ponto a mais, e um saldo de gols de 19. Enquanto o líder Palmeiras tem 4 pontos a mais, uma vitória a mais e um saldo de gols de 27, sendo mais eficiente que o Flamengo tanto no ataque quanto na defesa.

b) Artilharia

O atual artilheiro do campeonato é o Gabriel, do Santos, com 14 gols, enquanto o artilheiro do Flamengo é Lucas Paquetá com 9 gols. Atualmente Paquetá vem exercendo uma função mais avançada em campo. Com isso, tende a ser mais decisivo com gols nessa reta final do campeonato, podendo ser uma importante arma do time.

c) Últimos jogos

Nos três últimos jogos, o Flamengo não perdeu, veio de uma sequência de um empate, em um jogo apático contra o Bahia na Fonte Nova, partida esta que marcou pela estreia de Dorival Jr no comando da equipe. E vitórias contundentes contra Fluminense e Corinthians, ambas por 3 a 0, demonstrando um bom futebol. Cabe ressaltar que Fluminense e Corinthians estão no meio da tabela, e longe dos melhores momentos, contudo, uma vitória na Arena Corinthians e em um clássico Fla x Flu tem que ser valorizadas em qualquer contexto.

2 – Análise dos próximos adversários:

a) Paraná, Palmeiras e São Paulo

A primeira sequência que o Flamengo irá enfrentar poderá definir já contra o Paraná fora de casa, se o rubro-negro irá disputar o título ou não. Jogando contra o lanterna e já rebaixado Paraná, fora de casa, o Flamengo tem que vencer para se manter na disputa até o confronto direto contra o líder Palmeiras. Aparentemente um jogo fácil, porém o time de Curitiba já tirou pontos do São Paulo, atual terceiro colocado, e alguém lembra de algum jogo fácil do Flamengo jogando no sul ?

O Palmeiras vem embalado depois que Felipão assumiu o time, e tanto os titulares quanto os reservas vêm mantendo boas atuações. O Flamengo precisa jogar o seu melhor futebol, além de toda raça que o manto rubro-negro exige para passar por essa decisão, tenho certeza que se o time vencer o Paraná, a promessa é de um Maracanã lotado, e de um dos melhores jogos do ano.

O São Paulo que liderou boa parte do campeonato, perdeu força e já se vê longe da disputa do título, contudo é muito bem treinado por Aguirre, e o Flamengo não tem bom retrospecto jogando no Morumbi.

Essa sequência, se positiva, pode alçar o Flamengo como um forte candidato ao título, aqui não pode nem sonhar em perder pontos para o Paraná, e é essencial vencer o duelo contra o Palmeiras.

b) Botafogo, Santos e Sport

Nessa sequência, encara dois times que podem estar desesperados na luta contra o rebaixamento, sendo um deles um clássico regional, e outro contra um time que vem subindo de produção e almeja uma vaga na Libertadores. Tende a ser uma sequência muito difícil, contudo mais leve que a primeira, pois jogará apenas contra o Sport fora de casa. No entanto, dependendo dos resultados, o Sport já pode estar praticamente sem chances de escapar do rebaixamento, e o Botafogo no meio da tabela sem riscos, porém sem pretensões. Isso dependerá dos resultados. Para se manter na disputa, o Flamengo não pode pensar em outra alternativa que não seja os 9 pontos.

c) Grêmio, Cruzeiro e Atlético Paranaense

Sequência que tirou o Flamengo da liderança no primeiro turno, pode ser complicada também no returno. Contudo, a tendência é que o Cruzeiro permaneça tranquilo no meio da tabela, o que não impede de fazer um jogo competitivo contra o Flamengo, ainda mais jogando dentro de casa. Porém, com a Copa do Brasil já conquistada, o time celeste tende a já pensar no ano que vem. Já o Grêmio dentro de casa, também é jogo duro, porém o time gaúcho pode estar em uma eventual final da Libertadores, e com seu foco voltado para isso. O Atlético Paranaense em casa não seria o adversário ideal para a última rodada, pois está numa crescente e tem bom retrospecto contra o Flamengo, além de poder alcançar uma vaga na Libertadores.

3) Conclusão

Apesar de ter reagido tardiamente ao campeonato, e ter perdido pontos contra equipes que, com todo respeito, não são para perder pontos, quando está se pensando em uma conquista de campeonato, como Ceará e América-Mg, o Flamengo pode sim ser campeão. Se somar, 7 pontos em cada sequência, chega à marca de 76 pontos, que é pontuação de título. Contudo, precisa ser praticamente perfeito, e encarar cada uma dessas nove decisões como se fosse uma final. O Rubro-Negro agora possui um treinador experiente e tem um elenco compatível para encarar essa missão.

Saudações RN
Por: Wesley Paulo

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/10/wesley-paulo-as-nove-decisoes/

Share this content: