Wesley Paulo: “Três motivos para o Flamengo demitir Abel Braga”

São apenas quatro meses de trabalho à frente do Flamengo. No entanto, já podemos dizer que cedo ou um pouco mais tarde, a segunda passagem de Abel Braga no comando do Flamengo terminará, isso é inevitável tendo em vista os três motivos que listarei abaixo.

Quem acompanhou as primeiras entrevistas do treinador, logo após ele ser contratado, percebeu um Abel extremamente motivado, dizendo que veio para o clube que desejava, e que faria de tudo para trazer a Libertadores para o clube. Porém é possível notar um grande contraste comparando com as suas declarações mais recentes, como por exemplo a famigerada entrevista após a derrota para o Internacional no Rio Grande do Sul, quando Abel se mostrou desanimado, conformado com a derrota e com pouco vislumbre de um futuro melhor, além de exaltar o clube e o estádio do time colorado. Outrossim, já são muitas as reclamações com quem questiona suas escolhas de escalação e táticas.

A declaração do Maestro Junior sobre a contratações de Gabigol e Arrascaeta é prova que Abel não ficou satisfeito com as contratações do Flamengo. A ideia de Abel era ter jogadores rápidos pelas pontas, e um centroavante alto. Contudo, com a contratação de Arrascaeta e Gabigol, a diretoria lhe ofereceu jogadores técnicos e de boa movimentação, mas sem as características almejadas pelo treinador.

Além disso, jogar com um volante só, está fora da cogitação de Abel, que mais de uma vez declarou que não gosta de “time de índio”. Não obstante, não parece o treinador ter estudado o desempenho do clube jogando ano passado a maior parte do ano com um volante apenas, quando foi a terceira melhor defesa do campeonato brasileiro.

Alguém lembra de algum treinador que depois de ser contestado pela torcida, conseguiu dar a volta por cima e terminar o trabalho bem pelo clube ? Veja alguns exemplos recentes:

Zé Ricardo quando foi eliminado da Libertadores não foi demitido, contudo a torcida já estava cansada de sua insistência com jogadores como Vaz, Márcio Araújo, Gabriel, além do desgaste com a eliminação ainda na fase de grupos. Zé resistiu ainda no Brasileiro, Copa do Brasil e Sulamericana, porém se arrastou no cargo até ser demitido e dar lugar a Reinado Rueda.

Cristóvão Borges foi contratado para substituir Luxemburgo em 2015, e nunca mostrou a que veio, sua predileção por volantes, e o fato de o time sempre levar gols em jogadas aéreas levou o treinador a ser muito contestado. A diretoria ainda tentou prestigiá-lo, e sua demissão foi iminente, levando à contratação de Oswaldo de Oliveira.

Com Jayme, Ney Franco, Jorginho, Joel Santana, entre outros, a história não foi muito diferente.

Cabe ao Flamengo ter um maior planejamento ao contratar um treinador, requer muito cuidado a escolha daquele que irá manejar um elenco tão valioso. É preciso ter mais estudo, será que houve ao menos uma nota técnica que embasou a escolha de Abel ? Sendo assim, o Flamengo perde um tempo precioso na temporada 2019.

Por: Wesley Paulo

Fonte: https://colunadoflamengo.com/2019/05/wesley-paulo-tres-motivos-para-o-flamengo-demitir-abel-braga/