Não é novidade treinos fechados no Flamengo de Zé Ricardo – e prática cada dia mais difundida no futebol brasileiro. Mas na pré-temporada, em que os treinos têm sido abertos para cobertura de imprensa 30 minutos após iniciados, foi a primeira vez que o técnico fechou toda a atividade em campo. No campo 4 do Ninho do Urubu, o treinador fez treino tático de cerca de uma hora no centro de treinamento do Rubro-Negro. Nem mesmo houve imagens dos veículos oficiais do Flamengo, que passam trechos das atividades.
Em amistoso no próximo sábado, no Serra Dourada, em Goiânia, o Flamengo enfrenta o Vila Nova no primeiro compromisso da temporada. Zé deve ter apenas Trauco entre as novidades contratadas. Conca segue em tratamento fisioterápico no CT e Romulo, pela avaliação inicial da comissão técnica, não deve viajar.
Sem os reforços e Lucas Paquetá, Felipe Vizeu e Matheus Sávio, servindo à seleção brasileira sub-20, Zé deve manter a base da equipe com Alex Muralha, Pará, Rafael Vaz, Rever, Jorge; Márcio Araújo, William Arão, Diego; Gabriel, Everton e Guerrero.
Em entrevistas na pré-temporada, Zé Ricardo disse que testaria variações táticas dentro do esquema com dois pontas – em voga boa parte do ano passado. A formação com dois meias, Mancuello entrando na equipe, é uma das alternativas. A garotada da base também deve ter mais chances, substituindo os titulares.

Edmilson Lani é o responsável editorial do Flamengo RJ. Atua na curadoria, revisão e publicação de conteúdos do site, acompanhando de perto o noticiário do clube, os bastidores, o mercado da bola, os jogos e as análises do dia a dia. O site também utiliza fluxos de automação e ferramentas de apoio editorial no processo de produção, sempre sob supervisão humana sobre o conteúdo publicado.