O novo coronavírus se espalhou rapidamente pelo mundo, atingindo fortemente o Brasil. Por isso, as competições nacionais foram paralisadas, sem prazo para serem retomadas. No entanto, em Taiwan, a temporada do futebol foi reiniciada no último final de semana.
Isso porque, o Covid-19 está com a situação controlada no país. Até então, são 388 casos confirmados e seis mortes em uma população de cerca de 24 milhões de pessoas. Sem conviver com maiores danos, o futebol e o beisebol retornaram neste final de semana em Taiwan, mas com portões fechados, ou seja, sem a presença de público.
Do outro lado do mundo, o Brasil está vivendo uma situação de incertezas quanto ao futebol. Isso porque, os casos do novo coronavírus têm aumentado consideravelmente no mês de abril. Até a última divulgação das secretárias estaduais de Saúde, são 22.380 casos confirmados, com 1.245 mortes pela Covid-19.
Com isso, ainda não dá para se ter previsão de quando as competições retornam no Brasil. Porém, a FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) projeta que o Campeonato Carioca seja reiniciado em maio, mesmo em meio à pandemia.
As federações, junto com a CBF, têm se reunido com frequência para analisar as diretrizes que devem ser adotadas com o futebol. Há quem defenda que as competições sejam retomadas ou iniciadas – no caso do Brasileirão – no final de maio, mas com os portões fechados e com rigoroso regime de prevenção à doença.
O Flamengo, por sua vez, deu férias coletivas aos funcionários e jogadores. A previsão é de que a reapresentação aconteça no dia 21 de abril, mas este prazo pode ser estendido dependendo de como vai estar a situação do Covid-19 no Brasil. Entretanto, o Rubro-Negro já estabeleceu 11 medidas que devem ser tomadas caso os treinamentos sejam retomados ainda este mês (Clique aqui para ler).