Flamengo protesta na Conmebol e pede anulação de semifinal contra Estudiantes

O Flamengo protocolou uma reclamação formal na Conmebol pedindo a vitória no confronto contra o Estudiantes pela semifinal da Libertadores. O clube alega escalação irregular do zagueiro Marcos Rojo na partida. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (23) pelo jornalista argentino Germán García Grova.

A reclamação representa uma última tentativa do Mengão de reverter a eliminação nos pênaltis. A disputa regulatória será conduzida pela Conmebol, que agora examinará se há fundamento legal para anular o resultado da semifinal.

Estudiantes tem até segunda para se defender

Segundo a informação, o time argentino recebeu prazo até as 18h de segunda-feira (27) para apresentar sua defesa à entidade reguladora. Até a publicação desta matéria, nem o Flamengo, nem o Estudiantes, nem a Conmebol tinham se pronunciado oficialmente sobre o protesto. O clube da Gávea não divulgou comunicado, assim como a entidade argentina.

A acusação envolve diretamente Marcos Rojo, zagueiro do Estudiantes que teria descumprido alguma regulação da competição no que diz respeito à elegibilidade para disputar a semifinal. Os detalhes específicos da suposta irregularidade não foram revelados publicamente até o fechamento desta reportagem.

Jogo foi para os pênaltis com muitos erros

A semifinal entre Mengão e Estudiantes terminou 0 a 0 nos dois jogos disputados. Sem gols nos 180 minutos de jogo, a vaga para a final foi decidida na marca da cal­çada. O time argentino venceu nos pênaltis por 3 a 2 e avançou para a final da competição.

O goleiro Muslera foi decisivo na disputa, defendendo três cobranças do Mais Querido: as de Jorginho, Paquetá e Bruno Henrique. A performance de Muslera foi o grande destaque daquele momento, com o arqueiro argentino fazendo defesas que eliminaram o clube carioca da Libertadores.

Jorginho tinha um histórico positivo em pênaltis antes de errar na semifinal. O meia converteu 52 gols em 60 tentativas em partidas oficiais, aproveitamento de 86,7%. Porém, em disputas diretas como essa, seu desempenho é inferior: 13 gols em 17 cobranças (76,5%). O erro na semifinal contra o Estudiantes foi a quarta falha de Jorginho em disputas de pênaltis diretas ao longo de sua carreira. As outras três ocorreram em 2014 (Napoli x Juventus, parado por Buffon), 2019 (Chelsea x Manchester City, defendido por Ederson) e 2021 (final da Eurocopa entre Itália e Inglaterra, defendido por Pickford).

Lucas Paquetá também desperdiçou sua cobrança na sequência. O jogador assumiu a responsabilidade e pediu desculpas publicamente após a eliminação, reconhecendo o peso daquele erro para o clube. Bruno Henrique completou o trio de erros rubro-negros nos pênaltis.

A reclamação protocolada agora pode representar um último recurso institucional para o Flamengo. Caso a Conmebol considere procedência na alegação sobre Marcos Rojo, a semifinal poderia ser anulada ou o resultado revertido. Caso contrário, o Estudiantes seguirá firme em sua classificação para a final da Libertadores. A resposta oficial da entidade reguladora e do Estudiantes deverá vir após o cumprimento do prazo estipulado para segunda-feira.