Jogador converteu quinta penalidade e deu a chance do Fla seguir na disputa
O Flamengo sagrou-se campeão da Copa do Brasil 2022 ao vencer o Corinthians nos pênaltis por 6 a 5, na última quarta-feira (19). Um dos momentos chaves da disputa por penalidades foi a cobrança de Gabigol, encarregado do quinto chute. Caso o camisa 9 errasse, o título seria corintiano. No entanto, com a qualidade de costume, o atacante fez o dele e “incendiou” a torcida na comemoração. Na zona mista após o jogo, o jogador revelou um segredo do lance decisivo.
— Parece que me persegue esse momento decisivo. Consegui fazer o gol e sabia que precisava chamar a torcida e criar uma ‘vibe’ positiva. A torcida veio comigo, mais uma vez, e queria agradecer eles, e dizer que eles precisam viver mais o jogo, entender que existem momentos bons e ruins. Mas quando eles estão do nosso lado é mais uma vez provado que a gente vai muito bem — disse Gabigol após o título.
A cobrança de pênalti convertida por Gabigol manteve o Flamengo na disputa e deu esperanças aos torcedores. Isso porque, logo na primeira penalidade, Filipe Luís parou em Cássio, levando o Mais Querido a ficar em desvantagem. No entanto, como Fagner desperdiçou para os corintianos, após bola no travessão, o duelo ficou igual. Já nas alternadas, Mateus Vital isolou, e a decisão caiu nos pés de Rodinei, que sacramentou o título rubro-negro.
Gabigol é um dos símbolos das conquistas recentes do Flamengo, e nas quatro temporadas da Gávea, o camisa 9 empilha dez títulos. No total foram: Libertadores, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro (2x), Supercopa do Brasil (2x) e Campeonato Carioca (3x). Vale lembrar que Gabi pode colocar mais uma conquista no “currículo”, caso o Mais Querido vença a final da Libertadores, no duelo contra o Athletico-PR.
Buscando conquistar a “Glória Eterna” pela terceira vez na história, o Flamengo encara o Athletico-PR na grande decisão da Libertadores. O duelo final será disputado em jogo único no dia 29 de outubro, às 17h (horário de Brasília), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador, no Equador.

Edmilson Lani é o responsável editorial do Flamengo RJ. Atua na curadoria, revisão e publicação de conteúdos do site, acompanhando de perto o noticiário do clube, os bastidores, o mercado da bola, os jogos e as análises do dia a dia. O site também utiliza fluxos de automação e ferramentas de apoio editorial no processo de produção, sempre sob supervisão humana sobre o conteúdo publicado.