sub 20 tropeça contra o Cuiabá e vê vaga no G-8 ameaçada

O confronto entre Flamengo e Cuiabá pela 16ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-20 terminou empatado em 1 a 1, em partida realizada no Estádio da Gávea. O resultado premiou a insistência do Rubro-Negro, que sofreu com a forte postura defensiva e os contra-ataques do time mato-grossense.

Cuiabá Surpreende e Defesa Salva

O Cuiabá iniciou o jogo de forma agressiva, apostando em transições rápidas e ligações diretas. Logo no começo, o goleiro Werneck precisou fazer defesas importantes em finalizações de Ayiran. Aos 23 minutos, Gustavo Ferreira carimbou a trave flamenguista. O gol do Dourado amadureceu e saiu aos 25 minutos: Índio recebeu fora da área, ajeitou e chutou colocado no canto, sem chances para o arqueiro.

Após sofrer o gol, o Flamengo acordou e exerceu uma pressão sufocante na reta final da primeira etapa. A equipe carioca esbarrou em uma atuação milagrosa da defesa do Cuiabá, que salvou três bolas em cima da linha em um intervalo de apenas quatro minutos

Pressão e Empate no Fim

Na segunda etapa, o técnico do Flamengo promoveu alterações para dar mais oxigênio e velocidade ao ataque (como as entradas de Jheferson Rufino e Douglas Telles). O Rubro-Negro manteve o domínio territorial e a posse de bola, mas encontrava muitas dificuldades para penetrar no bloqueio defensivo do Cuiabá, que se fechou com competência.

O Cuiabá ainda assustou aos 18 minutos em contragolpe de Mansano, interceptado pelo zagueiro Johnny de forma crucial. De tanto insistir, o Flamengo conseguiu a oportunidade de ouro aos 45 minutos da etapa final, quando a arbitragem assinalou uma penalidade máxima. O defensor Johnny assumiu a responsabilidade e cobrou com extrema categoria, acertando o ângulo do goleiro Pedro Melo para decretar o placar final de 1 a 1.

Com o empate arrancado nos minutos finais contra o Cuiabá, o Flamengo chegou aos 25 pontos no Campeonato Brasileiro Sub-20.

A equipe rubro-negra flertava com a perda de posições, mas somar esse ponto na Gávea foi fundamental para garantir a permanência no G-8, a zona de classificação para as quartas de final. A briga pelas últimas vagas na próxima fase segue acirrada, com equipes como o América-MG coladas na pontuação.

A sequencia para os meninos do Ninho

A reta final do Flamengo no Campeonato Brasileiro Sub-20 começa neste sábado (20), quando os Garotos do Ninho encaram o São Paulo, às 15h (de Brasília), fora de casa, pela 17ª rodada da competição. Na sequência, o Rubro-Negro permanece em solo paulista para enfrentar o Corinthians, no dia 25, em um duelo direto na briga por uma vaga na próxima fase. Encerrando sua participação na primeira fase, a equipe recebe o Avaí, no dia 1º de julho, pela 19ª e última rodada do torneio nacional.

Os confrontos serão decisivos para as pretensões do Flamengo na luta pela classificação ao mata-mata do Brasileirão Sub-20.