Flamengo e Grêmio fecham acordo com Libra e ampliam receitas até 2029

Flamengo e Grêmio fecharam acordo com os clubes da Libra e a Globo sobre a divisão das receitas de audiência. A nota conjunta divulgada nesta quarta (06) marca o fim da novela que tensionou o relacionamento entre os principais clubes do futebol brasileiro e deixa o Palmeiras isolado do grupo.

Os dois clubes defenderam conjuntamente um critério de rateio da verba que reconhecesse a capacidade de cada time gerar valor econômico. Essa postura, conforme afirmam, foi fundamental para que o Mengão, o Grêmio e os demais integrantes da Libra chegassem a um entendimento que encerra a divergência sobre a distribuição das receitas de audiência — uma parcela que corresponde a 30% da remuneração fixa total do contrato de direitos de transmissão válido até 2029.

O acordo garante ampliação de receitas para Flamengo e Grêmio

O Mais Querido e o Tricolor gaúcho ampliarão suas participações nas receitas de audiência entre 2026 e 2029 em relação ao modelo anteriormente proposto. A nota enfatiza que o entendimento representa um equilíbrio entre a posição defendida pelos dois clubes e a visão dos demais integrantes da Libra, conquistado através do esforço conjunto de todas as partes envolvidas.

O acordo também estabelece uma nova fórmula de distribuição que combina critérios de igualdade, desempenho e audiência. A divisão por plataforma também foi definida: 60% para TV aberta, 5% para TV fechada e 35% para pay-per-view. O Flamengo receberá R$ 150 milhões adicionais ao longo de quatro anos, com pagamento em parcelas anuais de R$ 37,5 milhões, corrigidas pelo IPCA a partir de 2027. Além disso, foram liberados R$ 34.429.044 que estavam congelados em contas judiciais.

Em sua declaração, o Mengão e o Grêmio reforçam o compromisso com a construção de uma liga forte e sustentável, alinhada às melhores práticas internacionais. Os clubes destacam que o diálogo, a responsabilidade institucional e a capacidade de convergência são fundamentais para o desenvolvimento do futebol brasileiro.

Palmeiras sai da Libra após divergências sobre receitas

A nota serve, também, como resposta velada ao Palmeiras. O clube paulista, por meio da presidente Leila Pereira, sugeriu em várias ocasiões que o Flamengo agia de forma egoísta na negociação. Agora, porém, é o vice-campeão da Libertadores que está sozinho, fora do grupo.

O Palmeiras havia inicialmente assinado o acordo favorável ao Rubro-Negro, mas recuou. A presidente Leila Pereira questionou publicamente a divisão e, após não conseguir reverter a decisão da maioria dos clubes, o Verdão se desligou da Libra. A saída marca um afastamento significativo do clube do acordo construído pelos demais membros do grupo.

Desde 2024, os times da Libra discutem os valores que cada um receberá nas cotas do direito de transmissão. O Palmeiras pleiteava valores iguais aos do Flamengo, argumentando que desejava ter o mesmo tamanho do Rubro-Negro. No entanto, o Mengão conseguiu convencer a maioria dos clubes de que deveria receber um montante maior por sua capacidade de gerar audiência superior.

A negociação refletiu as realidades de audiência e alcance de cada clube. O Flamengo, historicamente, concentra a maior base de torcedores em nível nacional e internacional, traduzindo-se em números de visualização mais altos junto à Globo. Essa diferença foi o argumento central para justificar a diferença na distribuição das receitas.

O acordo alcançado garante um modelo que combina percentuais iguais (40%), desempenho na competição (30%) e audiência (30%), buscando equilibrar os interesses de todos os clubes sem abrir mão da realidade mercadológica do futebol brasileiro. A fórmula permite que clubes com maior geração de receita — como Flamengo e Grêmio — ampliem seus ganhos, enquanto oferece estabilidade financeira a toda a liga.

O Mengão segue sua rotina competitiva apesar da tensão institucional. O clube tem compromisso pela Copa Libertadores nesta quinta (07) contra o Independiente Medellín, às 21h30 (de Brasília). No domingo (10), enfrenta o Grêmio pelo Brasileirão, em Porto Alegre, às 19h30.